OBSERVAÇÃO 12/10/2017 – 23h54min: Pancadas de chuva com descarga elétrica em todo o SC, principalmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto (Norte e Sul), nas próximas 2h.(Epagri/Ciram).
____________________________________________________________
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
_________________________________________________________________
AVISO METEOROLÓGICO 12/10/2017 – EPAGRI/CIRAM
TEMPORAIS COM VENTOS ACIMA DE 60 km/h E GRANIZO EM SANTA CATARINA !
Início: 12/10/2017 às 10:00h
Fim: 13/10/2017 às 23:59h
Regiões: Todas as regiões de Santa Catarina.
Previsão: Pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados com rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo.
No dia 12/10, temporais especialmente nas regiões do Oeste ao Sul de SC.
No dia 13/10, condição de temporais em todas as regiões na madrugada e manhã, e especialmente no Leste de SC entre a tarde e noite.
Sistema: Baixa pressão em superfície com frente semi estacionária no RS no dia 12/10, avançando para SC como frente fria no dia 13/10. Elevados índices de calor e umidade do ar direcionados do Norte do país para SC.
Laura Rodrigues e Erikson de Oliveira – Meteorologistas Epagri/Ciram
____________________________________________________________
Recomendações da Defesa Civil SC:
Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
____________________________________________________________
AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM
Atenção para condição de temporais em SC entre quinta e sexta-feira! (ver Aviso Meteorológico)
Quinta-feira (12/10) – AVISO PARA TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO) – GRANIZO ISOLADO! – Acompanhar monitoramento!
Tempo: Do oeste ao sul de SC, chuva mais persistente. Nas demais regiões, pancadas de chuva com aberturas de sol. Chuva acompanhada de descargas elétricas (raios) para todas as regiões e condições altamente favoráveis para a ocorrência de temporais.
Temperatura: tempo abafado com temperatura mais elevada no norte de SC.
Vento: sudeste no litoral a nordeste no interior, fraco a moderado.
Sistema: baixa pressão no Paraguai com frente semiestacionária no RS. Elevados índices de calor e umidade direcionados a SC.
Sexta-feira (13/10) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO) – GRANIZO ISOLADO! – Acompanhar atualização de boletim!
Tempo: Chuva no Estado na madrugada e manhã. Do oeste ao Planalto Sul, o tempo melhora no decorrer do dia. Nas demais regiões, chuva mais concentrada entre a tarde e noite. Chuva acompanhada de descargas elétricas (raios) para todas as regiões e condições altamente favoráveis para a ocorrência de temporais.
Temperatura: diminui no final do dia, especialmente do oeste ao sul.
Vento: nordeste virando para sul no fim do dia, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: baixa pressão deslocando do Paraguai em direção à costa com passagem de frente fria em SC.
Sábado (14/10)
Tempo: O tempo começa a melhorar no Estado, devido ao avanço de uma alta pressão para o sul do Brasil. Do oeste ao sul, a nebulosidade diminui no decorrer do dia. Nas demais regiões, variação de nuvens com chuva mais isolada.
Temperatura: mais baixa em relação aos dias anteriores.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Domingo (15 /10)
Tempo: sol com algumas nuvens, devido ao predomínio de uma alta pressão com centro no oceano, dominando o sul do Brasil. Maior presença de nuvens no norte de SC, com chance de chuva fraca e isolada no período noturno no Litoral Norte (região de Joinville)
Temperatura: mais baixa na madrugada, especialmente na área serrana.
Vento: sudeste a leste, fraco.
Segunda-feira (16/10)
Tempo: sol com algumas nuvens, devido ao predomínio de uma alta pressão com centro no oceano, dominando o sul do Brasil. Maior presença de nuvens no norte de SC. Nessa região, chance de chuva fraca e isolada no período noturno.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.
TENDÊNCIA de 17 a 26 de outubro de 2017
Entre 18 e 23/10, a chuva volta a ser frequente em SC, com a atuação de sistemas frontais no sul do Brasil, acumulando elevados totais nesses dias, especialmente no oeste do Estado. No final do período, o tempo volta a ficar mais seco.
Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
![]() |
Gerência de Monitoramento e Alerta |
ATENÇÃO 12/10/2017 – 21h55min: Pancadas de chuva isoladamente moderada com descarga elétrica em todo o estado de SC nas próximas 2h. Risco de granizo no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí.(Epagri/Ciram).
ALERTA SMS – 12/10/2017 – 19h31min: ALERTA para GRANIZO em PONTE SERRADA. Tempestade proxima. Busque abrigo, fique longe de placas, arvores e postes.Ligue 199 ou 193.
AVISO 12/10/2017 – 18h28min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva isoladamente moderada com descargas elétricas (raios) em todo o estado de SC . Risco de granizo no Oeste e Planalto Norte. (Epagri/Ciram)
AVISO 12/10/2017 – 16h52min – Na próxima hora, condição para ocorrência de Granizo nas proximidades de Galvão e São Domingos (Oeste de SC divisa com PR).(Epagri/Ciram)
OBSERVAÇÃO 12/10/2017 – 16h22min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva isolada com descargas elétricas (raios) em todo o estado de SC.(Epagri/Ciram)
ALERTA SMS 12/10/2017 – 14h53min – ALERTA para GRANIZO em CAÇADOR. Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193.
AVISO 12/10/2017 – 14h40min – Na próxima hora, risco de Granizo nas proximidades de Caçador, Macieira, Lebon Régis, Rio das Antas, São Bento do Sul e Corupá. (Epagri/Ciram)
AVISO 12/10/2017 – 14h26min – Na próxima hora, risco de Granizo nas proximidades de Videira (Meio Oeste de SC).(Epagri/Ciram)
AVISO 12/10/2017 – 13h40min – Na próxima hora, risco de granizo isolado nas proximidades de Catanduvas, Água Doce, Luzerna,Treze Tilias, Iomere e Salto Veloso (Meio Oeste de SC). Epagri/Ciram
OBSERVAÇÃO 12/10/2017 – 12h55min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com raios no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)
ATENÇÃO 12/10/2017 – 09h42min – Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 60 a 70 km/h no Planalto Sul e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)
ATENÇÃO 12/10/2017 – 08h18min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com raios no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)
AVISO 12/10/2017 – 07h54min – Risco de Granizo isolado nas proximidades de Novo Horizonte na próxima hora (Epagri/Ciram)
OBSERVAÇÃO 12/10/2017 – 06h53min – Nas próximas 2 horas pancadas de chuva com raios no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)