AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 12.10.2017 – CARJR

nowcasting

 OBSERVAÇÃO 12/10/2017 – 23h54min: Pancadas de chuva com descarga elétrica em todo o SC, principalmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto (Norte e Sul), nas próximas 2h.(Epagri/Ciram).

 ____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
_________________________________________________________________

AVISO METEOROLÓGICO 12/10/2017 – EPAGRI/CIRAM

 TEMPORAIS COM VENTOS ACIMA DE 60 km/h E GRANIZO EM SANTA CATARINA !

Início: 12/10/2017 às 10:00h

Fim: 13/10/2017 às 23:59h

Regiões: Todas as regiões de Santa Catarina.

Previsão: Pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados com rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo.

No dia 12/10, temporais especialmente nas regiões do Oeste ao Sul de SC.

No dia 13/10, condição de temporais em todas as regiões na madrugada e manhã, e especialmente no Leste de SC entre a tarde e noite.

Sistema: Baixa pressão em superfície com frente semi estacionária no RS no dia 12/10, avançando para SC como frente fria no dia 13/10. Elevados índices de calor e umidade do ar direcionados do Norte do país para SC.

Laura Rodrigues e Erikson de Oliveira – Meteorologistas Epagri/Ciram 

____________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
 
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 ____________________________________________________________

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Atenção para condição de temporais em SC entre quinta e sexta-feira! (ver Aviso Meteorológico)

 Quinta-feira (12/10) – AVISO PARA TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO) – GRANIZO ISOLADO! – Acompanhar monitoramento!

Tempo: Do oeste ao sul de SC, chuva mais persistente. Nas demais regiões, pancadas de chuva com aberturas de sol. Chuva acompanhada de descargas elétricas (raios) para todas as regiões e condições altamente favoráveis para a ocorrência de temporais.

Temperatura: tempo abafado com temperatura mais elevada no norte de SC.

Vento: sudeste no litoral a nordeste no interior, fraco a moderado.

Sistema: baixa pressão no Paraguai com frente semiestacionária no RS. Elevados índices de calor e umidade direcionados a SC.

 

Sexta-feira (13/10) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO) – GRANIZO ISOLADO! – Acompanhar atualização de boletim!

Tempo: Chuva no Estado na madrugada e manhã. Do oeste ao Planalto Sul, o tempo melhora no decorrer do dia. Nas demais regiões, chuva mais concentrada entre a tarde e noite. Chuva acompanhada de descargas elétricas (raios) para todas as regiões e condições altamente favoráveis para a ocorrência de temporais.

Temperatura: diminui no final do dia, especialmente do oeste ao sul.

Vento: nordeste virando para sul no fim do dia, fraco a moderado, com rajadas.

Sistema: baixa pressão deslocando do Paraguai em direção à costa com passagem de frente fria em SC.

 

Sábado (14/10)

Tempo: O tempo começa a melhorar no Estado, devido ao avanço de uma alta pressão para o sul do Brasil. Do oeste ao sul, a nebulosidade diminui no decorrer do dia. Nas demais regiões, variação de nuvens com chuva mais isolada.

Temperatura: mais baixa em relação aos dias anteriores.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

 

Domingo (15 /10)

Tempo: sol com algumas nuvens, devido ao predomínio de uma alta pressão com centro no oceano, dominando o sul do Brasil. Maior presença de nuvens no norte de SC, com chance de chuva fraca e isolada no período noturno no Litoral Norte (região de Joinville)

Temperatura: mais baixa na madrugada, especialmente na área serrana.

Vento: sudeste a leste, fraco.

 

Segunda-feira (16/10)

Tempo: sol com algumas nuvens, devido ao predomínio de uma alta pressão com centro no oceano, dominando o sul do Brasil. Maior presença de nuvens no norte de SC. Nessa região, chance de chuva fraca e isolada no período noturno.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

 

TENDÊNCIA de 17 a 26 de outubro de 2017

Entre 18 e 23/10, a chuva volta a ser frequente em SC, com a atuação de sistemas frontais no sul do Brasil, acumulando elevados totais nesses dias, especialmente no oeste do Estado. No final do período, o tempo volta a ficar mais seco.

Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES:,

ATENÇÃO 12/10/2017 – 21h55min: Pancadas de chuva isoladamente moderada com descarga elétrica em todo o estado de SC nas próximas 2h. Risco de granizo no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí.(Epagri/Ciram).

 

ALERTA SMS – 12/10/2017 – 19h31min: ALERTA para GRANIZO em PONTE SERRADA. Tempestade proxima. Busque abrigo, fique longe de placas, arvores e postes.Ligue 199 ou 193. 

 

AVISO 12/10/2017 – 18h28min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva isoladamente moderada com descargas elétricas (raios) em todo o estado de SC . Risco de granizo no Oeste e Planalto Norte. (Epagri/Ciram)


 
AVISO 12/10/2017 – 19h31min – Na próxima hora, condição para ocorrência Temporais acompanhados de Granizo nas proximidades de Passos Maia, Ponte Serrada e Abelardo Luz (Oeste de SC divisa com PR), e nas adjacências de Matos Costa, Mafra, Irineópolis, Timbó Grande, Lebon Régis (Planalto Norte de SC divisa com PR).

AVISO 12/10/2017 – 16h52min – Na próxima hora, condição para ocorrência de Granizo nas proximidades de Galvão e São Domingos (Oeste de SC divisa com PR).(Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 12/10/2017 – 16h22min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva isolada com descargas elétricas (raios) em todo o estado de SC.(Epagri/Ciram)

ALERTA SMS 12/10/2017 – 14h53min – ALERTA para GRANIZO em CAÇADOR. Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193.

AVISO 12/10/2017 – 14h40min – Na próxima hora, risco de Granizo nas proximidades de Caçador, Macieira, Lebon Régis, Rio das Antas, São Bento do Sul e Corupá. (Epagri/Ciram)

AVISO 12/10/2017 – 14h26min – Na próxima hora, risco de Granizo nas proximidades de Videira (Meio Oeste de SC).(Epagri/Ciram)

AVISO 12/10/2017 – 13h40min – Na próxima hora, risco de granizo isolado nas proximidades de Catanduvas, Água Doce, Luzerna,Treze Tilias, Iomere e Salto Veloso (Meio Oeste de SC). Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO 12/10/2017 – 12h55min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com raios no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 12/10/2017 – 11h01min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com raios no Oeste de SC. (Epagri/Ciram)
 
OBSERVAÇÃO 12/10/2017 – 10h18min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com raios no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 12/10/2017 – 09h42min – Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 60 a 70 km/h no Planalto Sul e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 12/10/2017 – 08h18min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com raios no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

AVISO 12/10/2017 – 07h54min – Risco de Granizo isolado nas proximidades de Novo Horizonte na próxima hora (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO 12/10/2017 – 06h53min – Nas próximas 2 horas pancadas de chuva com raios no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Vale do Itajaí.  (Epagri/Ciram)