AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 14.12.2015

AVISO METEOROLÓGICO – 15/12/2015 (EPAGRI/CIRAM)

Risco de temporais isolados nesta terça-feira em SC

Esta terça-feira (15), será mais um dia com muitas nuvens, quente e muito abafado. Especialmente a partir da tarde, ocorrem pancadas chuva e descargas elétricas (raios).

Há condições de chuva forte e localizada num curto de espaço de tempo com volumes mais elevados, podem ocorrer rajadas de vento (acima de 60 km/h) e queda de granizo, situação típica de temporais isolados.

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Terça-feira (15/12) – AVISO

Tempo: Dia de tempo instável com céu parcialmente encoberto na maioria das regiões. A chuva ocorre pela manhã e se estende durante a atrde e noite em forma de pancadas com trovoadas. Mais uma vez, o risco de temporais loacalizados deve ser considerado.

Temperatura: Alta e sensação de ar abafado por causa da umidade elevada.

Vento: Noroeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.
15.12.2015 Visivel

Quarta e quinta-feira (16 e 17/12) – ATENÇÃO

Tempo: Sol com aumento de nuvens e durante a tarde e noite ocorrem pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) devido ao calor em todas as regiões do Estado. 

Temperatura: Alta à tarde, acima de 30ºC na maioria das regiões.

Vento: Sul a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 18 a 27 de dezembro de 2015

Nesse período a chuva será mais frequente e a temperatura deve ficar alta em Santa Catarina pela predominância de uma massa de ar quente e úmido sobre o sul do Brasil. A precipitação ocorre principalmente à tarde e à noite, na forma de pancadas com descarga elétrica, devido ao calor. No Oeste devem ocorrer os volumes de chuva mais significativos. A temperatura fica alta e o predomínio do vento do norte e nordeste.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil