AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 16.12.2017 – CARJR

nowcasting

OBSERVAÇÃO – 16/12/2017 – 19h25min: Persiste a condição de  pancadas muito isoladas de chuva moderada  com descarga elétrica no Meio Oeste, nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISOS METEOROLÓGICOS – EPAGRI/CIRAM

FORTE CALOR E RISCO DE TEMPORAIS LOCALIZADOS!

AVISO 1

Início: 16/12/2017 às 14:00h

Fim: 16/12/2017 às 20:00h

Regiões: OESTE – VALE DO ITAJAÍ – LITORAL DE SANTA CATARINA.

Previsão: Forte calor com máxima acima de 35/36°C. Condição de pancadas fortes de chuva com descargas elétricas (raios), temporais localizados, rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo.

Sistema: Convecção associada ao calor e umidade na região.

AVISO 2

Início: 17/12/2017 às 14:00h

Fim: 17/12/2017 às 23:59h

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SANTA CATARINA.

Previsão: Forte calor com máxima acima de 30°C no Estado, chegando 36/38°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. Condição de pancadas fortes de chuva com descargas elétricas (raios) e temporais localizados com rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo.

Sistema: Frente fria chegando a SC no fim do dia.

Marilene de Lima –  Meteorologista (Epagri/Ciram)

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sábado e domingo com sol, calor, chuva e temporais em Santa Catarina!

Sábado (16/12) – AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – TEMPORAIS ISOLADOS – GRANIZO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: sol em SC, com mais nuvens à tarde e pancadas localizadas de chuva, especialmente no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral. Risco de temporais isolados (chuva rápida intensa, raios, rajadas fortes de vento) e granizo.

Temperatura: alta no período da tarde em todas as regiões, podendo chegar a 35°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas da tarde.

Sistema: massa de ar quente e úmido em SC.

Domingo (17/12) – AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – TEMPORAIS ISOLADOS – GRANIZO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no período da tarde e noite. Risco de temporais isolados (chuva rápida intensa, raios, rajadas fortes de vento) e granizo.

Temperatura: muito alta à tarde, diminuindo a partir da noite.

Vento: Noroeste, passando de Sudeste no fim do dia, moderado com rajadas fortes a partir da tarde.

Sistema: massa de ar quente e úmido em SC.

Segunda e terça-feira (18 e 19/12) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: variação de nebulosidade em todas as regiões e condição de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios), sobretudo no período da tarde e noite e no Oeste e Meio Oeste. A nebulosidade será maior sobre as áreas próximas à divisa com o PR.

Temperatura: amena, subindo na terça-feira principalmente no Oeste.

Vento: Sudeste a Nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quarta-feira (20/12) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: mais nuvens e chuva começando pela manhã no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões de SC presença de sol, com mais nebulosidade, chuva e descargas elétricas (raios) na tarde e noite.

Temperatura: amena, devido à nebulosidade e à chuva, dando sensação de ar abafado.

Vento: Sudeste, com variações de Nordeste no Oeste e Meio Oeste e variações de leste no Litoral e Planalto, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 21 a 31 de dezembro de 2017

Início do verão no Hemisfério Sul: dia 21/11 às 13h28min

O verão começa com temperatura e umidade alta no Estado, mantendo chuva frequente e com descarga elétrica (raios) e rajadas de vento, especialmente no período da tarde e noite, típicas de verão. Neste período os temporais podem vira acompanhados de granizo localizado, especialmente entre os dias 22 e 23/12 e entre 27 e 28/12.

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES

OBSERVAÇÃO – 16/12/2017 – 16h57min: Pancadas muito isoladas de chuva com descarga elétrica no Meio Oeste, nas próximas 2h (Epagri/Ciram).