AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 19.04.2017

nowcasting

SEM AVISO

——————————————————————————————————————-

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

 AVISO

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

CHUVA E TEMPORAIS LOCALIZADOS NO OESTE, MEIO-OESTE E PLANALTO NORTE DE SC!

Atualizado em 19/04/2017 às 09h35min – Acompanhar monitoramento!

Inicio: 03:00h de 20/04/2017

Fim: 03:00h de 21/04/2017

Regiões: Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte de SC.

Previsão: Pancadas de chuva, moderada a localmente forte. Risco de temporais localizados com vento acima de 60 km/h e granizo, especialmente no Oeste. Caso as previsões se confirmem há riscos de Alagamentos, Inundações, Enxurradas, Tempestades com descargas elétricas (raios), vendavais e granizo. Acompanhar monitoramento!

Acumulado: Pontuais de 50 a 70 mm.

Sistema: VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) e avanço de uma frente fria pelo RS.

——————————————————————————————————————-

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM 

CHUVA E TEMPORAIS LOCALIZADOS EM SC!

Atualizado em 19/04/2017 às 09h35min – Acompanhar atualização de boletins!

Inicio: 03:00h de 21/04/2017

Fim: 21:00h de 21/04/2017

Regiões: Todas as regiões de SC.

Previsão: Pancadas de chuva, moderada a localmente forte. Risco de temporais localizadosCaso as previsões se confirmem há riscos de Alagamentos, Inundações, Enxurradas, Tempestades com descargas elétricas (raios), vendavais e Deslizamentos de terra. Acompanhar atualização de boletins!

Acumulado: Pontuais de 50 a 70 mm.

Sistema: Passagem de uma frente fria em SC.

Laura Rodrigues e Clovis Correa –  Meteorologistas EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

  

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 ——————————————————————————————————————-

 ACOMPANHE AS DICAS

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Quarta-feira (19/04)

Tempo: o sol aparece com períodos de muitas nuvens em boa parte do Estado. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, persiste a condição de chuva pela manhã e à noite.

Temperatura: mais elevada no Oeste e Litoral Sul.

Vento: nordeste do Oeste ao Litoral Sul, e de leste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão na costa sul do Brasil favorece o transporte de umidade para o litoral de SC. Baixa pressão no Paraguai e Oeste de SC.

——————————————————————————————————————-

 

Quinta-feira (20/04) – AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA MODERADA A FORTE – TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) – GRANIZO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO! 

Tempo: encoberto com chuva e trovoada, no Oeste e Meio-Oeste, desde o início do dia. À tarde, a chuva atinge as demais regiões, de forma mal distribuída. Risco de temporais localizados com granizo e chuva moderada a forte em alguns momentos, no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte de SC.

Temperatura: mais elevada no norte de SC.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com intensas rajadas.

Sistema: vórtice ciclônico no Oeste de SC e frente fria no RS.

——————————————————————————————————————-

 

Sexta-feira (21/04) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA MODERADA A FORTE – TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva e trovoada em SC, devido à passagem da frente fria em SC. Risco de temporais localizados e chuva moderada a forte em alguns momentos.

Temperatura: em declínio no final do dia com o avanço de uma massa de ar mais frio e seco.

Vento: nordeste/noroeste virando para sul, moderado com intensas rajadas.

——————————————————————————————————————-

 

Sábado e domingo (22 e 23/04)

Tempo: sol com tempo firme em todas as regiões.

Temperatura: em declínio. Mínima na madrugada próxima de 0°C nas áreas mais altas entre o Oeste e Planalto.

Vento: sudoeste a sul, fraco.

——————————————————————————————————————-

 

TENDÊNCIA de 24 de abril a 03 de maio de 2017

O período começa com chuva, entre 24 e 26/04, devido à passagem de mais uma frente fria em SC. Nos dias seguintes, a temperatura diminui de forma significativa, com a chegada de uma massa de ar frio mais intensa ao Sul do Brasil. A partir do dia 27/04, até o final do período, um tempo bastante seco predomina no Estado, inibindo a condição de chuva.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

——————————————————————————————————————-

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil