AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 21/05/2016

AVISO 22/05/2016 – 00h30min: Durante a madrugada, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Planalto Sul. Risco de temporal localizado, especialmente no setor Norte de SC. (EPAGRI/CIRAM)

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Domingo com risco de temporal isolado no Norte de SC !

Próxima semana com temperatura baixa, formação de geada e mar agitado no Litoral catarinense !

Para o domingo 22/05, há previsão de chuva em Santa Catarina, mais intensa na tarde, com risco de temporal isolado e rajadas fortes de vento (acima de 60km/h) nas áreas mais próximas do Paraná, sobretudo no Planalto Norte e Litoral Norte.  No período da noite a chuva diminui.

Na próxima semana, o frio volta a predominar no Estado, com pequena chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul na madrugada de segunda-feira (23/05) e geada a partir de terça-feira (24/05).

A condição de tempo estará associada ao deslocamento de uma frente fria, seguida do avanço de uma nova massa de ar frio de origem polar.

Na segunda-feira e na terça-feira (23 e 24/05) vento de sul persistente com rajadas de 60 e 70 km/h deixa o mar muito agitado com ondas altas e picos de 2,5 a 3,0 m no litoral de Santa Catarina. Em áreas mais afastadas, a altura de onda pode superar esses valores.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Frio: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Mar agitado: risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Chuva mais concentrada no Norte de SC

Próxima semana com temperatura baixa e mar agitado

Sábado (21/05) – OBSERVAÇÃO

Tempo: nebulosidade variável. No Planalto Norte e Litoral Norte, a chuva retorna no período da tarde e início da noite.

Temperatura: amena.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Formação de um sistema de baixa pressão próximo ao litoral de SC.

Domingo (22/05) – AVISO PARA TEMPORAIS ISOLADOS COM RAJADAS FORTES DE VENTO

Tempo: Céu com muitas nuvens em todas as regiões. A partir da tarde, risco de chuva e temporal isolado com rajadas fortes de vento no Planalto Norte e Litoral Norte, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná. Há pequena chance de neve no fim da noite e madrugada seguinte.

Temperatura: sem grande elevação.

Vento: sudoeste a sul, moderado a forte com rajadas.

Sistema: Frente fria avança lentamente por SC.

Segunda-feira (23/05) – OBSERVAÇÃO PARA DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA E MAR AGITADO

Tempo: presença de muitas nuvens pela manhã, com aberturas de sol no decorrer do dia, com o avanço de uma massa de ar frio e seco de origem polar.

Temperatura: em declínio acentuado, com pequena chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul na madrugada.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas mais fortes no Planalto Sul e Litoral.

Mar:  vento de sul persistente com rajadas de 60 e 70 km/h deixa o mar muito agitado com ondas altas e picos de 2,5 a 3,0 m no litoral de Santa Catarina. Em áreas mais afastadas, a altura de onda pode superar esses valores. Condição desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Terça-feira (24/05) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPERATURAS BAIXAS E FORMAÇÃO DE GEADA E MAR AGITADO

Tempo: estável com sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa, com condições de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

Quarta-feira (25/05) – OBSERVAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE GEADA

Tempo: seco devido à influência da massa de ar frio.

Temperatura: ainda baixa, com condições de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Vento: Leste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 26 de maio a 04 de junho de 2016

Nos dias 27 e 28, um sistema de baixa pressão traz chuva e temporais isolados para SC. No início de junho outra frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva e temporais no Estado de SC. A partir do dia 01/06 e nos dias seguintes do período em questão, a chuva retorna ao Estado associada ao transporte de umidade e a uma nova frente fria.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil