AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 24.04.2016

AVISO 25/04/2016 – 07h13min: Nas próximas 2 horas, risco de temporal com granizo e vento forte acima de 70 km/h no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC.(EPAGRI/CIRAM)

 0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1 

ATUALIZAÇÃO DE AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM (24/04/2016)

Segunda-feira (25/04) chuva em todo o Estado. Em média, total acumulado previsto de 30 mm a 50 mm, com pontuais de 60 mm a 80 mm. Risco de temporal com rajadas intensas de vento e granizo isolado. Os totais mais elevados e as maiores chances de temporal são esperados para o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
 
Terça-feira (26/04) permanece com chuva na maioria das regiões, mas de menor intensidade. Total médio previsto em torno de 20 mm.
 
As chuvas estão associadas à passagem de um frente fria por SC, seguida de uma massa de ar frio e seco, que vai provocar declínio acentuado na temperatura a partir de terça-feira (26/04). 
 
Na quarta e quinta-feira (27 e 28/04), temperatura próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas, com geada.
 
 AVISO DE MAR
Terça (26), quarta (27) e quinta-feira (28/04), vento forte e mar grosso no litoral de SC!
 

A partir da tarde de terça-feira até quinta-feira, vento forte persistente com rajadas de 60 a 80 km/h no Litoral de SC e mar grosso com picos de onda de 4,0 a 5,0 m. Condição de ressaca, desaconselhável para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Essa condição de tempo é favorecida devido à passagem de uma frente fria de forte intensidade no Sul do Brasil.

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

 

 AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM 

Mudança brusca do tempo a partir de segunda-feira

Chuva forte e frio intenso

Domingo (24/04) – ATENÇÃO

Tempo: sol e poucas nuvens na maior do dia. Entre a tarde e noite, condição de pancadas de chuva do Oeste ao Sul, especialmente nas áreas mais próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, do norte e litoral de SC, a nebulosidade aumenta no final do dia.

Temperatura: alta, acima de 30°C em boa parte do Estado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar quente e seco, associada à sistema de alta pressão, influencia SC, PR e estados do Sudeste e Centro-Oeste do país. Sistema de baixa pressão provoca chuva do RS.

 

Segunda-feira (25/04) – AVISO

Tempo: chuva do Oeste ao Sul do Estado durante todo o dia, desde a madrugada. Nas demais regiões, chuva entre a tarde e noite. Risco de temporal com chuva forte, rajadas intensas de vento e granizo isolado. (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: alta em todas as regiões, declinando à noite do Oeste ao Sul do Estado.

Vento: nordeste a noroeste, virando para sudoeste do Oeste ao Sul, moderado com intensas rajadas.

Sistema: avanço de uma frente fria do RS para SC, seguida de intensa massa de ar frio (alta pressão) no norte da Argentina.

 

Terça-feira (26/04) – AVISO

Tempo: no Oeste, o tempo melhora durante o dia. Nas demais regiões, permanece instável com chuva (de intensidade mais fraca em relação ao dia anterior), melhorando no fim do dia, com o avanço de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar (alta pressão) para SC.

Temperatura: em declínio acentuado.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes e persistentes.

 

Quarta e quinta-feira (27 e 28/04) – ATENÇÃO

Tempo: dias ensolarados em todo o Estado, com a atuação da massa de ar frio e seco (alta pressão).

Temperatura: baixa em todo o Estado, com geada.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes e persistentes no litoral.

 

TENDÊNCIA de 29 de abril a 08 de maio de 2016

Condição de chuva no Litoral de SC entre os dias 29 e 30/04. Nas demais regiões, permanece a influência da massa de ar frio e seco mantendo a presença de sol. O restante do período (primeira semana de maio) será de tempo seco, com predomínio de sol e temperatura em elevação em SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 24/04/2016 – 23h21min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste de SC. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO 24/04/2016 – 22h10min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste de SC.

 ATENÇÃO: Neste domingo (24/04), Entre a tarde e noite, condição de pancadas de chuva do Oeste ao Sul, especialmente nas áreas mais próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, do Norte e litoral de SC, a nebulosidade aumenta no final do dia.

OBSERVAÇÃO 24/04/2016 – 21h11min: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 50 a 60 km/h no Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 24/04/2016 – 17h30mim: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Litoral Sul, especialmente nas áreas mais próximas ao RS. EPAGRI/CIRAM