AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 25.08.2018 – FMR

nowcasting

OBSERVAÇÃO 25/08/2018 – 15h26min – Vento persistente de SW de 40 a 60km/h no Planalto Sul, Litoral Sul, Litoral Norte e Grande Florianópolis nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

________________________________________________________________

diario.png

 AVISOS METEOROLÓGICOS – EPAGRI/CIRAM

AVISO I

FRIO INTENSO EM SANTA CATARINA

Início: 25/08/2018 às 08:00h

Fim: 27/08/2018 às 10:00h

Regiões: todas.

Previsão: declínio acentuado da temperatura em todas as regiões, no sábado (25).

Neve – No Planalto Sul, condição de chuva congelada e pequena chance de neve na manhã e tarde de hoje (25), período com maior umidade.

Geada – temperatura negativa e próxima de 0°C com geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e em torno de 0°C a 5°C com geada isolada no Vale do Itajaí, Florianópolis serrana e Litoral, nas madrugadas e amanhecer dos dias 26 e 27.

Observação: no Litoral há chance de quebra de recorde de temperatura mínima na segunda-feira (27).

Sistema: intensa massa de ar de origem polar avançando por SC.

_______________________________________________________________

AVISO II

VENTOS FORTES E MAR MUITO AGITADO NO LITORAL DE SANTA CATARINA

Início: 25/08/2018 às 09:00h
Fim: 26/08/2018 às 23:59h

Região: Litoral, área mais afetada entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Previsão: rajadas fortes de vento sudoeste de 50 a 70 km/h, no decorrer do sábado (25). Mar muito agitado com picos de onda de 2.5 m a 3.5 m no fim de semana (25 e 26), mais altos em áreas afastadas da costa. Não se descarta a possibilidade de ressaca. Desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: ciclone extratropical, próximo à costa do Uruguai e RS no sábado (25), e em deslocamento para alto mar no domingo (26). Avanço de um intenso sistema de alta pressão (massa polar).

Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

_______________________________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas. 

_______________________________________________________________

AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

FIM DE SEMANA COM FRIO INTENSO EM SC E VENTOS FORTES E MAR AGITADO NO LITORAL

 

 


_____

Sábado (25/08): AVISO PARA DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA, VENTOS FORTES E MAR AGITADO NO LITORAL

Tempo: seco e ensolarado na maioria das regiões, no decorrer do dia. Apenas no oeste e sul de SC, mais nuvens e condição de chuva fraca pela manhã e parte da tarde.

Temperatura: declínio acentuado durante o dia. Pequena chance de neve/chuva congelada na serra, na manhã e tarde (ver Aviso).

Vento: sudoeste, moderado a forte com rajadas no decorrer do dia, mais intensas no sul e Litoral.

Sistema: intensa massa de ar polar avança pelo oeste do Sul do Brasil.

Domingo e Segunda-feira (26 e 27/08): AVISO DE FRIO INTENSO E MAR AGITADO

Tempo: seco e ensolarado em todas as regiões.

Temperatura: declínio acentuado na madrugada e noite, com mínimas próximas de 0°C e negativas, com geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e em torno de 0°C a 5°C com geada isolada no Vale do Itajaí, Florianópolis serrana e Litoral.

Vento: sudoeste a sudeste, passando a nordeste na segunda-feira, fraco a moderado.

Terça e Quarta-feira (28 e 29/08):

Tempo: sol em todas as regiões, com mais nuvens e nevoeiros na Grande Florianópolis e norte de SC.

Temperatura: mais baixa na madrugada de terça-feira, ainda com chance de geada na serra. Temperatura em elevação no restante do período.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas especialmente no Litoral.

TENDÊNCIA de 30 de agosto a 08 de setembro de 2018

Nos dias 30/08 e 01/09 volta a ter chuva em SC, devido à passagem de mais duas frentes frias pelo Estado. No restante do período não tem indicativo de chuva significativa, até o momento. A temperatura sobe pouco no fim de agosto e início de setembro, mas declina novamente a partir do dia 03/09, com o avanço de outra massa de ar frio pelo Sul do Brasil.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)
_____

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, para o Corpo de Bombeiros no número 193 ou Polícia Militar no número 190.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

 

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO SMS – 25/08 08:51 – RAJADAS DE VENTO DE 60 A 80 km/h no PLANALTO SUL E LITORAL SUL nas proximas 3 horas. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 25/08 11:20 – RAJADAS DE VENTO DE SW de 50 A 75 km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis nas próximas 3 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190. Epagri/Ciram.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil