AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 26.08.2018 – HL

nowcasting

SEM AVISO

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

________________________________________________________________

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

FRIO INTENSO COM GEADA EM SANTA CATARINA

Início: 26/08/2018 às 18:00h
Fim: 27/08/2018 às 10:00h

Regiões: todas.

Previsão: temperatura muito baixa e ar muito seco.

Geada – temperatura negativa e próxima de 0°C com geada ampla nas áreas altas do Estado. No Litoral, em torno de 0°C a 5°C com geada isolada.

Observação: no Litoral há chance de quebra de recorde de temperatura mínima na segunda-feira (27).

Sistema: intensa massa de ar de origem polar avançando por SC.

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

VENTOS FORTES E MAR MUITO AGITADO NO LITORAL DE SANTA CATARINA

Início: 26/08/2018 às 10:00h
Fim: 27/08/2018 às 06:00h

Região: Litoral, área mais afetada entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Previsão: rajadas fortes de vento sudoeste de 50 a 70 km/h, entre a manhã e à tarde (26) em áreas mais afastadas da costa.

Mar agitado a muito agitado com picos de onda de 2.5 m a 3.5 m no domingo e início a segunda-feira (26 e 27), mais altos em áreas afastadas da costa. Desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: ciclone extratropical, na altura do Litoral do Uruguai em deslocamento para alto mar e avanço de um intenso sistema de alta pressão (massa polar).

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Domingo de sol e frio em SC

Domingo (26/08) – AVISO PARA FRIO INTENSO – GEADA NAS ÁREAS ALTAS DO ESTADO – MAR AGITADO!

Tempo: estável e ensolarado em todas as regiões.

Temperatura: amena durante o dia e baixa à noite com formação de geada nas áreas mais altas do estado. (Ver Avisos)

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: Sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco).

Segunda-feira (27/08) – AVISO PARA FRIO INTENSO – RISCO DE GEADA NA SERRA – MAR AGITADO! – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: sol em todas as regiões, com mais nuvens e nevoeiros na Grande Florianópolis e norte de SC.

Temperatura: mais baixa na madrugada, ainda com chance de geada na serra. Temperatura em elevação no restante do período. (Ver Avisos)

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas especialmente no Litoral.

Terça-feira (28/08) – OBSERVAÇÃO PARA RISCO DE GEADA NA SERRA! – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas especialmente no Litoral.

Quarta-feira (29/08)

Tempo: sol com aumento de nuvens do Oeste ao Litoral Sul. E sol entre algumas nuvens nas outras regiões.

Temperatura: em elevação durante.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (30/08) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite nas regiões que fazem divisa com o RS.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste/noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 31 de agosto a 09 de setembro de 2018

Entre os 01 e 03/09 volta a ter chuva em SC, devido à passagem de mais duas frentes frias pelo Estado. No restante do período não tem indicativo de chuva significativa, até o momento. A temperatura sobe pouco no fim de agosto e início de setembro, mas declina novamente a partir do dia 03/09, com o avanço de outra massa de ar frio pelo Sul do Brasil.

Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta