AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 27.10.2016

ATENÇÃO 27/10/2016 – 17h50min: Rajadas de vento entre 50 e 80Km/h em todas as regiões de SC nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 27/10/2016 – 15h10min: Rajadas de vento entre 50 e 80Km/h em todas as regiões de SC nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 27/10/2016 – 12h25min: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento entre 50 e 80 Km/h no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

AVISO METEOROLÓGICO – 27/10/2016 (EPAGRI/CIRAM)

VENTOS FORTES – MAR AGITADO – ONDAS ALTAS – RISCO DE RESSACA E ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SC !

Na quinta-feira, sexta-feira e sábado (27, 28 e 29/10) o vento de quadrante sul intenso e persistente deixa o mar muito agitado a grosso com ondas altas com picos de 3,0 a 5,0 m, trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC, devido a influência de Ciclone Extratropical.

O mar agitado a grosso traz risco de ressaca na área costeira catarinense, especialmente ao sul de Itajaí.

Essa condição associada à maré astronômica (amplificada pela lua nova) pode ocasionar alagamentos isolados especialmente nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros. Os alagamentos podem ocorrer até o domingo. Consulte Maregrama – Epagri/Ciram

—————————————————————————————————————————————–

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – 27/10/2016 (EPAGRI/CIRAM)

DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA – GEADA ISOLADA

No decorrer da quinta-feira (27/10) uma massa de ar frio e seco avança pelo Sul do Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura do ar em todas as regiões de SC.

Essa massa deixa o amanhecer de sexta-feira (28/10) e de sábado (29/10) com temperatura baixa em todas as regiões, variando de 0°C a 5°C nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planaltos. Há condição e de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul nas madrugadas e amanheceres de sábado e domingo. O fenômeno também pode ocorrer de forma isolada nas áreas mais altas do Oeste e Meio Oeste catarinense no final da madrugada e início da manhã de sábado. No Vale do Itajaí e no Litoral a previsão é de mínimas de 7°C a 10°C.

—————————————————————————————————————————————–

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

Recomendações da Defesa Civil SC:

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município).

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quinta-feira (27/10) – AVISO PARA RAJADAS DE VENTO – MAR AGITADO – RESSACA – DECLÍNIO DE TEMPERATURA

Tempo: Mais nuvens pela manhã e início da tarde em SC. No decorrer do dia, o tempo melhora a partir Oeste.

Temperatura: em declínio acentuado em todas as regiões.

Vento: sudoeste, moderado com rajadas forte no Planalto Sul e Litoral Sul.

Mar: muito agitado a grosso com ondas altas com picos de 3,0 a 5,0 m, trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC.

Sistema: a frente fria se afasta para oceano e avanço de massa de ar frio e seco.

—————————————————————————————————————————————–

Sexta-feira (28/10) – ATENÇÃO PARA RAJADAS DE VENTO – MAR AGITADO – RESSACA – GEADA ISOLADA

Tempo: estável com sol entre poucas nuvens na maioria das regiões. Um pouco mais de nuvens ao longo do dia no Planalto Sul e Litoral Sul.

Temperatura: baixa em todas as regiões e próxima de 0°C na serra ao amanhecer.

Vento: sudoeste a sudeste, moderado com rajadas principalmente no Litoral.

Sábado (29/10) – OBSERVAÇÃO PARA MAR AGITADO – GEADA ISOLADA

Tempo: estável com sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa, próxima de 0°C na serra ao amanhecer. Condições de geada fraca nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e principalmente no Planalto Sul.

Vento: sudeste, passando a nordeste do oeste ao Planalto, fraco a moderado.

Mar: muito agitado com ondas altas, trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC.

—————————————————————————————————————————————–

Domingo e segunda-feira (30 e 31/10)

Tempo: firme com sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.

Temperatura: em gradativa elevação, mas ainda pode gear nas áreas mais altas do Planalto Sul na madrugada de domingo.

Vento: sudeste, passando a nordeste do oeste ao Planalto, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 01/11 a 11/11 de 2016

Início de mês de tempo firme com sol e temperatura alta durante a tarde, devido a uma massa de ar seco. Nos dias 02, 03 e 04/11, uma frente fria passa pelo Sul do Brasil mantendo mais nebulosidade e chuva, com temporais localizados, em SC. De 05 a 10/11 tempo firme com sol e temperatura amena, em todas as regiões catarinenses.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil