Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 29.01.2016

 

AVISO 19h43min: Rajadas de vento de 60 a 70km/h na Grande Florianópolis nas próximas 2h. Epagri/Ciram.

AVISO 18h53min: Pancadas de chuva, descarga elétrica e risco temporal isolado na Grande Florianópolis nas próximas 3 horas. Epagri/Ciram 

AVISO 18h45min: Rajadas de vento de 60 a 70km/h no Litoral Norte e Vale do Itajaí nas próximas 2 horas. Epagri/Ciram

AVISO 17h24min: Pancadas de chuva, descarga elétrica e risco temporais no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Litoral Sul de SC nas próximas 3 horas. Epagri/Ciram

aviso

AVISO METEOROLÓGICO: Sábado (30) inicia a condição de chuva forte no Estado, que atinge especialmente a região do Planalto ao Litoral, com acumulado que pode chegar a 50mm.

No domingo (31), o tempo permanece instável com condições de chuva em todas as regiões. O acumulado previsto varia de 20 a 40 mm em média no Estado, com pontuais de 60 a 80 mm do Planalto ao Litoral.

Nesses dias há risco de temporal com descarga elétrica, rajadas de ventos acima de 60 km/h e granizo isolado. Na próxima semana, a chuva continua frequente em Santa Catarina. Fonte: Epagri-Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Sexta-feira (29/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: As nuvens diminuem e ocorrem aberturas de sol no decorrer do dia, em boa parte do Estado. No período da tarde e noite, pancadas de chuva a partir do Oeste e Sul do Estado, atingindo o Litoral especialmente no período noturno. 

Temperatura: Temperatura em rápida elevação, mais alta no Oeste. 

Vento: Nordeste, fraco a moderado.

Sistema: Transporte de umidade do mar para o continente, associado a um sistema de baixa pressão no Litoral.

Sábado (30/01) – AVISO

Tempo: Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, condições de chuva fraca na madrugada, aberturas de sol no decorrer do dia e pancadas de chuva entre a tarde e noite. Nas demais regiões do Estado, aberturas de sol e pancadas de chuva a partir da tarde. A chuva pode ser mais forte do Planalto ao Litoral. Risco de temporal e granizo isolado.

Temperatura: Elevada, com sensação de ar abafado. 
Vento: Nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (31/01) – AVISO

Tempo: Céu encoberto com condições de chuva no Estado, alternando com períodos de melhoria. A chuva deve ser mais intensa e persistente do Planalto ao Litoral. Risco de temporal e granizo isolado.

Temperatura: Sem grande variação em todas as regiões devido ao céu encoberto. 
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (01/02) – ATENÇÃO

Tempo: No Oeste e Meio Oeste, condição de chuva na madrugada e a partir da tarde, alternando com aberturas de sol no decorrer do dia. Do Planalto ao Litoral, tempo instável com céu encoberto e chuva ao longo do dia.

Temperatura: Sem grande variação, devido à cobertura de nuvens. 

Vento: Sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Terça-feira (02/02) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol entre nuvens e pancadas de chuva no Estado a partir da tarde.

Temperatura: Sem grande variação, devido à cobertura de nuvens. 
Vento: Sudeste a leste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 03 a 13 de fevereiro de 2016

O período deve seguir com predomínio de mais nuvens e chuva frequente em Santa Catarina. A temperatura em média deve ficar mais alta no período noturno, devido à cobertura de nuvens. Durante o dia, a temperatura vai subir mais ou menos conforme as aberturas de sol, mas a sensação de ar abafado vai predominar em boa parte dos dias, devido à elevada umidade do ar. 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

AVISOS ANTERIORES

AVISO:  30/01/2016 – 02h15min – Pancadas de chuva com raios e risco de granizo isolado e rajadas fortes de vento no Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil