AVISO MARÍTIMO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 16.09.2018 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO

_____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

MAR AGITADO NO LITORAL DE SANTA CATARINA

Início: 15/09/2018 às 21:00h

Fim: 17/09/2018 às 21:00h

Região: LITORAL, especialmente de Laguna a Itajaí.

Previsão: Mar muito agitado, com picos de onda de 3.0 m a 4.0 m mais altos em áreas afastadas da costa. Risco de ressaca, desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: Baixa pressão (ciclone) na costa sul do Brasil.

Publicação: 15/09/2018 – 11:50.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Domingo de chuviscos isolados no Litoral e chuva a partir da tarde no Oeste de SC

Mar agitado no Litoral

Domingo (16/09) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS (OESTE – MEIO OESTE) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO !

Tempo: céu parcialmente nublado a nublado, com aberturas de sol na maioria das regiões. No Litoral, há condição de chuva leve e/ou chuviscos isolados, mesmo assim ocorrem bom períodos de melhoria. No Oeste e Meio Oeste, pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Mar: muito agitado, com picos de onda de 3.0 m a 4.0 m mais altos em áreas afastadas da costa. Risco de ressaca, desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações. (ver AVISO MARÍTIMO)

Sistema: sistema de baixa pressão no oceano, na altura do Litoral da região Sul e Sudeste do Brasil.

Segunda-feira (17/09) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM !

Tempo: encoberto com chuva isolada no decorrer do dia em todas as regiões.

Temperatura: amena, com pouca variação devido à cobertura de nuvens.

Vento: nordeste no Litoral e de sudeste nas outras regiões, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: sistema de baixa pressão no Sul do Brasil.

Terça-feira (18/09)

Tempo: chove de forma isolada no início do dia do Planalto ao Litoral. Mas melhora em todas as regiões no decorrer do dia com presença de sol

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (19/09)

Tempo: sol com aumento de nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia.

Temperatura: mais elevada.

Vento: nordeste, passando a sudoeste à noite, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (20/09) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS !

Tempo: sol com aumento de nuvens em todas as regiões, no decorrer da tarde e noite, ocorrem pancadas de chuva com trovoadas.

Temperatura: mais elevada.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 21 a 30 de setembro de 2018

Dia 22/09 às 22h54min começa a primavera no Hemisfério Sul!

Nos dias 20 e 21/09, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando variação de nebulosidade e chuva isolada em SC. Próximo aos dias 24 e 25/09 há indicativo de chuva novamente para SC. No intervalo entre essas datas, o sol predomina com variação de nuvens. Temperatura mais elevada durante o dia.

Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO – 16/09/2018 18h50min: PANCADAS DE CHUVA FRACA A MODERADA NO EXTREMO OESTE nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

MONITORAMENTO SDC SC – 16/09/2018 18h15min: Áreas de instabilidade que se desenvolvem entre o Paraguai e o oeste do Paraná, deslocam-se para Santa Catarina provocando nas próximas horas pancadas de chuva de forma fraca a moderada no Extremo Oeste (divisa com a Argentina) e o Oeste (divisa com o Paraná). Acompanhar monitoramento meteorológico!