Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 31.01.2016

 

AVISO 31/01/2016 – 11h51min: A Chuva moderada a forte persiste no Oeste, Meio Oeste e Planalto de SC nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

aviso

AVISO METEOROLÓGICO: Neste domingo (31), o tempo permanece instável com condições de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul já a partir da manhã e nas demais regiões a partir da tarde. O acumulado previsto varia de 20 a 40 mm em média no Estado, com pontuais que podem chegar a 70 mm nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul.

Na segunda-feira (01/02), a chuva retorna ao Estado no fim da manhã e início da tarde, mais uma vez podendo vir com alto volume, que pode chegar a 50 mm no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

A chuva segue frequente em Santa Catarina nos próximos dias

Domingo (31/01):

Tempo: Variação de nuvens, com chuva já pela manhã, se estendendo ao resto do dia nas regiões Oeste, Meio Oeste Planalto e Litoral Sul. Nas demais regiões do Estado, a chuva volta no período da tarde. Aviso Meteorológico.
Temperatura: Elevada, com sensação de ar abafado.
Vento: Noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: Sistema de baixa pressão influenciando SC

Segunda-feira (01/02):

Tempo: Do Planalto, Litoral Sul e Grande Florianópolis, tempo instável com céu encoberto e chuva ao longo do dia. Nas demais regiões do Estado, chuva a partir da tarde, alternando com aberturas de sol no decorrer do dia.
Temperatura: maior elevação no Oeste, mais amena nas demais regiões, ainda com sensação de abafamento.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: Frente fria.

Terça-feira (02/02):

Tempo: No Oeste e Meio Oeste do Estado, pancadas de chuva a partir da tarde. No Planalto Norte e Litoral Norte, céu encoberto e chuva no decorrer do dia. Nas demais regiões, variação de nuvens.
Temperatura: Sem grande variação, devido à cobertura de nuvens.
Vento: Sudeste a leste, fraco a moderado.

Quarta-feira (03/02):

Tempo: Céu encoberto e chuva nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul. Risco de chuva com alto volume para estas regiões. Nas demais regiões apenas pancadas de chuva isoladas à tarde.
Temperatura: Amena, porém persiste a sensação de ar abafado devido à alta umidade.
Vento: Nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (04/02):

Tempo: Sol entre nuvens e pancadas de chuva no Estado a partir da tarde.
Temperatura: Alta em todas as regiões.

Vento: Nordeste a Noroeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 05 a 14 de fevereiro de 2016

Nos dias 05 a 07, ocorre chuva no Estado por influência de uma frente fria. A chuva volta a ocorrer a partir do dia 10 até o fim do período, na forma de pancadas à tarde devido ao calor.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

AVISOS ANTERIORES

AVISO 09h21min – Chuva moderada a forte no Oeste, Meio Oeste e Planalto de SC nas próximas 2 horas Epagri/Ciram

31/01/2016 – 06h31min -Chuva moderada a forte no Oeste, Meio Oeste e Planalto de SC nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil