Avisos e Previsão Voltada para Defesa Civil 21.02.2015

OBSERVAÇÃO (21/02 – 12:40h): Chuva com raios no Oeste, Meio oeste e Planalto Norte nas proximas 3 horas. Fonte Epagri-Ciram.

SOS   Santa Catarina 21 02 2015 1230

ALERTA: Risco moderado de deslizamentos nos municípios de Schroeder, Araquari, Guaramirim e Jaraguá do Sul, onde foram registraram 132, 106, 97 e 96 mm de chuva nas últimas 24 hs, respectivamente. Neste sábado há previsão de chuva no Litoral Norte, podendo atingir 50 a 70mm conforme aviso meteoroloógico. Fonte Cenad/Cemaden, SDC-SC e Epagri/Ciram.

AVISO METEOROLÓGICO: Chuva frequente nos próximos dias e em algumas áreas pode ser volumosa com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos.

No sábado (21/02), a chuva é atinge todas as regiões catarinenses, especialmente no Litoral Norte e nas regiões próximas à divisa com o RS, onde os volumes podem atingir 50 a 70 mm devido à persistência da chuva. Nas outras regiões, a chuva prevista ocorre no período da tarde e noite em forma de pancadas, variando entre 20 e 40 mm.

O domingo (22/02), tem céu encoberto com chuva a qualquer hora do dia nas regiões do Oeste ao Litoral Sul próximas à divisa com RS, com previsão de acumulados de chuva em média entre 40 e 50 mm e pontuais de 70 mm. Nas demais regiões do Estado ocorrem mais aberturas de sol e pancadas de chuva isoladas no período da tarde.

Na segunda-feira (23/02) a chuva deve ocorrer no período da tarde, com maior concentração nas regiões próximas ao RS, com previsão de chuva entre 40 e 60 mm e entre 20 e 30 mm nas demais regiões.

Na terça-feira (24/02), a condição deve ser de céu parcialmente nublado a encoberto e com chuva persistente em todo o Estado. Os acumulados previstos devem ser bem distribuídos entre as regiões e variam entre 40 e 50 mm, mas em pontos localizados podem atingir 70-80 mm.

OBSERVAÇÃO: nas áreas litorâneas os picos de maré alta podem favorecer a ocorrência de alagamentos nas áreas de maior vulnerabilidade no caso de coincidirem com chuvas intensas, conforme aviso meteorológico.

Veja as recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos/Escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte Epagri-Ciram

Sábado (21/02): Céu mais encoberto e com chuva no Litoral Norte e Planalto Norte já pelo início do dia. Nas demais regiões, variação de nuvens e chuva a partir da tarde na forma de pancadas.

Atenção: risco de temporais isolados e descargas elétricas.

Sistema meteorológico: cavado e corrente de jato influenciando o Sul do Brasil.

Domingo (22/02): Mais nuvens e chuva do Oeste ao Litoral Sul nas áreas próximas à divisa com o RS. Nas demais regiões do Estado condição de pancadas isoladas à tarde.

Atenção: risco de temporais isolados e descargas elétricas.

Sistema meteorológico: cavado e corrente de jato influenciando o Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na segunda e terça-feira, a chuva é mais persistente ao longo do dia entre o este e o Litoral Sul e na forma de pancadas e à tarde nas demais regiões. Na quarta-feira a chuva deve ser a qualquer hora do dia em todas as regiões com períodos curtos de aberturas com a aproximação de uma frente fria. Atenção para o período: chuva significativa no Estado, mais persistente em áreas do Oeste ao Litoral Sul próximas ao RS.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta