Boletim 10h

joacaba

Foto: Joaçaba

A Defesa Civil de Santa Catarina tem como prioridade nesse primeiro momento, o atendimento aos afetados. Contabilização de atingidos, danos, volume de municípios com ocorrência serão atualizados de forma gradativa. No entanto, conforme os dados chegam a Secretaria são disponibilizados para a comunidade.

Até agora a Defesa Civil do Estado recebeu dois Decretos de Situação de Emergência. Rio Das Antas, renovou o Decreto já emitido no evento climático anterior e devido ao cenário atual, Palmitos decretou. Os municípios começam também fazer a contagem dos afetados.

Joaçaba comunicou evento climático, Palmitos possui alagamento, Rio das Antas também possui alagamento e conta com pelo menos 18 famílias desabrigadas. Águas de Chapecó registrou cerca de 50 famílias desabrigadas e 300 famílias desalojadas. Em Mondaí, são 100 famílias desalojadas. O município de São Carlos ainda faz o levantamento, mas registrou enxurrada.

No Vale do Rio do Peixe, a bacia da região está em estabilização no leito. No entanto, se mantém o alerta devido a previsão de chuva nas próximas horas. O Rio do Peixe está com cota acima de 10 metros, em Joaçaba. Já o Rio Uruguai, em Itapiranga está com 13,80 metros. A leitura é das 9h. Há risco de inundação em Águas de Chapecó e Concórdia.

No Alto Vale do Itajaí, em Taió, o rio está com 7,30 metros, em cota de emergência. Já, em Rio do Sul, a medição aponta 6,31 metros e o município está em cota de alerta. Com esses valores é importante a comunidade ficar atenta. Há risco de alagamentos nas áreas mais baixas dos municípios.