Boletim Informativo – Estiagem 2012

Terça-feira (03): Presença de sol no Oeste e Meio Oeste. Temperatura em elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

Quarta-feira (04): Tempo estável com sol e poucas nuvens  no Oeste e Meio Oeste. Temperatura mais elevada. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (05): Presença de sol com aumento de  nuvens e  pancadas de chuva com trovoadas entre tarde e noite na região, devido à chegada de uma frente fria. Risco de temporal e granizo isolado. Temperatura elevada, diminuindo no decorrer da tarde.      Vento de nordeste a noroeste, passando a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (06): A frente fria mantém o tempo instável com chuva e temporal isolado entre a madrugada e manhã na região, melhorando no decorrer do dia devido à chegada de uma massa de ar mais frio e seco. Temperatura em declínio. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Atenção: a chuva esperada na passagem desta frente fria mais uma vez deve ocorrer de forma mal distribuída na região da estiagem, com valores entre 30 e 40 mm em média, mas com pontuais maiores em alguns municípios. A chuva mais intensa está prevista para o Oeste e Sul do RS.

Previsão estendida (07 a17/04): No início do período, tempo mais seco com  presença de sol no Estado. Uma frente fria mais organizada deve  passar por SC, causando chuva mais significativa próximo ao dia  15.  Temperatura em elevação no início do mês, diminuindo a cada passagem de frente fria.

A análise é baseada nos modelos atmosféricos de pequena escala  (WRF), média escala (ETA) e grande escala (GFS) e na experiência dos meteorologistas previsores.