Noites e madrugadas com temperaturas baixas e geada em SC até o final de semana

Elaborado em: 10/05/2023 – N° 045/2023

Meteorologista: Francine Sacco

 

 

O restante da semana será marcado por condições de tempo típicas de outono em SC. 

A atuação de um sistema de alta pressão ou massa de ar seco e frio, mantém o tempo estável com predomínio de sol. Há apenas indicativos de aumento de nuvens por alguns momentos no Litoral, sobretudo nos extremos dos dias, quando também não se pode descartar a ocorrência de chuvisco muito isolado. 

Mas o que vai chamar a atenção será a amplitude térmica, ou seja, a diferença entre a temperatura máxima e a mínima do dia. Os dias começam com sensação de frio em todas as regiões, com registro de temperaturas negativas nas áreas mais altas dos planaltos e Meio-Oeste e em torno e/ou abaixo dos 10°C nas demais regiões. Até o final da semana há condições para formação de geada ampla, mas principalmente no Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte. Nas tardes, com a presença do sol e o ar seco, as temperaturas se elevam rapidamente e as máximas superam os 20°C no estado, chegando aos 25°C no Extremo Oeste e Litoral. 

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.