Observação e Previsão Voltada para Defesa Civil 03.09.2016

ALERTA

ALERTA 04/09/2016 – 00h30min: Risco de deslizamentos de terra nos municípios de Bombinhas, Porto Belo, Florianópolis e Governador Celso Ramos, devido a condição de chuva persistente para as próximas horas nas regiões Litoral Norte, Grande Florianópolis, áreas do Vale do Itajaí e Litoral Sul, e os altos acumulados registrados. Incluindo o Risco de alagamentos para os Municípios de Bombinhas e Porto Belo. CENAD/CEMADEN

ATENÇÃO 

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI-CIRAM

A partir da tarde deste sábado (03/09), a chuva retorna a todas as regiões de Santa Catarina. A chuva deve ser fraca a moderada na maior parte do período, porém devem ocorrer períodos curtos de chuva forte, com descargas elétricas (raios) e rajadas de vento.

No domingo, a chuva deve ser persistente, podendo levar a altos acumulados no Litoral e Vale do Itajaí quando somada com a chuva do dia anterior, com chuva mais forte devendo acontecer na madrugada. O volume de chuva mais alto é previsto para as regiões Planalto, Litoral e Vale do Itajaí, chegando a 70-80 mm, podendo superar estes valores em alguns municípios. A chuva começa a diminuir a partir do Oeste em direção ao Litoral do fim da tarde à noite.

Na segunda-feira (05/09), volta a chover a partir da tarde. A chuva deve se estender até a madrugada de terça-feira (06/09), podendo ocorrer volume alto de chuva mais uma vez nas regiões do Planalto e Litoral.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI-CIRAM

Sábado (03/09) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVA INTENSA COM DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: Muitas nuvens já no início do dia e chuva a partir do Oeste, se estendendo às demais regiões à tarde. O volume não deve ser alto, porém atenção para descarga elétrica e rajadas de vento.

Temperatura: sem grande variação durante o dia.

Vento: leste a sul, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

Sistema: Cavado em superfície. Corrente de jato de altos níveis.

 

Domingo (04/09) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVA INTENSA (acompanhar boletins!)

Tempo: Céu encoberto e chuva durante todo o dia. A chuva pode ter volume alto no Planalto, Vale do Itajaí e Litoral, sendo a madrugada o período de chuva mais forte. A partir do fim da tarde a chuva diminui a partir do Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: com pouca variação, devido à nebulosidade e chuva.

Vento: sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: Ciclone em formação no Litoral. Corrente de jato de altos níveis.

 

Segunda-feira (05/09) – (acompanhar boletins!)

Tempo: A chuva diminui a partir da madrugada, com sol entre nuvens pela manhã. À tarde, retorna a condição de chuva em todas as regiões. A chuva pode ser forte no fim da noite, com alto volume atingindo o Planalto Sul e Litoral Sul.

Temperatura: Amena em todas as regiões.

Vento: sudeste a sudoeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (06/09): (acompanhar boletins!)

Tempo: Chove na madrugada no Planalto, Vale do Itajaí e Litoral. A partir da manhã a chuva se afasta. No decorrer do dia, sol entre nuvens em todas as regiões.

Temperatura: Amena, com queda mais acentuada a partir da noite, com a chegada de uma massa de ar frio.

Vento: sudoeste a oeste, moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (07/09): (acompanhar boletins!)

Tempo: Tempo seco na maior parte do Estado. Apenas no Litoral, muitas nuvens, devido aos ventos úmidos do mar.

Temperatura: Baixa no início do dia, principalmente no Planalto e Meio Oeste, onde há condição de geada.

Vento: sul a sudeste, fraco.

 

TENDÊNCIA de 08 a 17 de setembro de 2016

O período inicia com tempo estável e temperatura baixa na maior parte do Estado. Tempo mais nublado e com chuva fraca no Litoral nos dias 08 e 09. Há indicativo de chuva também para os dias 13, 14 e 16. A temperatura deve seguir amena na maior parte do período.