Observação e Previsão Voltada para Defesa Civil 24.09.2016

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Neste sábado (24) e domingo (25), o vento persistente no litoral de SC, com rajadas de 40 a 50 km/h, provoca agitação no mar com picos de onda de 2,5 m a 3,5 m. Mais alto na costa do Litoral Sul até Florianópolis e afastado da costa.

Recomendações da Defesa Civil SC

Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações e a atividade de pesca.

————————————————-

Sábado (24/09) – OBSERVAÇÃO PARA MAR AGITADO (ver acima)

Tempo: predomínio de nuvens na maior parte de SC com tempo mais fechado no norte do Estado.

Temperatura: em declínio.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: massa de ar frio avança para o Sul do Brasil e ciclone extratropical na costa do RS.

Domingo (25/09) – OBSERVAÇÃO PARA MAR AGITADO (ver acima)

Tempo: sol com muitas nuvens na maior parte de SC. No Planalto Norte e Litoral Norte, tempo mais fechado com chance de chuva fraca por alguns momentos.

Temperatura: mínima em declínio. Condição de geada no Planalto Sul.

Vento: sul a sudeste no Oeste, e de sudoeste a sul do Planalto ao Litoral. Fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: massa de ar frio no Sul do Brasil e ciclone extratropical afastando-se da costa do RS, em direção ao mar.

Segunda-feira (26/09):

Tempo: presença de sol em todas as regiões de SC.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, com mínimas próximas de 0°C e condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Temperatura em gradativa elevação durante o dia, especialmente no Oeste.

Vento: sudoeste/sul no Litoral, virando para sudeste/nordeste no interior, fraco a moderado.

Terça e quarta-feira (27 e 28/09):

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões de SC.

Temperatura: ainda com chance de geada isolada na madrugada de terça-feira, nas áreas altas do Planalto Sul. Temperatura em elevação em todo o Estado.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 29 de setembro a 08 de outubro de 2016

Predomínio de tempo seco na maior parte do período. As frentes frias passam pelo litoral de SC com deslocamento rápido e poucas chances de chuva no Estado. As temperaturas ficam mais baixas, especialmente no Litoral, devido ao predomínio de uma massa de ar mais frio. Entre os dias 05 e 06/10, sistema de baixa pressão provoca pancadas de chuva com temporais isolados em SC.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta