OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 11.01.2017

nowcasting

ATENÇÃO 11/01/2017 – 21h57min – Chuva moderada a forte com descarga elétrica no Planalto Norte, nas proximidades de Monte Castelo na próxima hora (Epagri/Ciram).

————————————————————————————————  

OBSERVAÇÃO 

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quarta-feira (11/01) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: presença de sol na maior parte de SC, com mais nuvens no Litoral Sul e pancadas muito isoladas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada, porem um pouco menos que no dia anterior.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Sistema: frente fria em deslocamento pelo litoral de SC, em direção ao litoral do PR. Sistema de alta pressão sobre o Uruguai e RS.

  ————————————————————————————————

 

Quinta-feira (12/01) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens pela manhã com chuvisco na madrugada na Grande Florianópolis. Aberturas de sol e mais nuvens no final do dia, em todas as regiões de SC. No Litoral Norte a nebulosidade alterna com chuva fraca por alguns momentos.

Temperatura: elevada.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Sistema: Sistema de alta pressão sobre o Sul do Brasil.

 ————————————————————————————————

 

Sexta-feira (13/01)

Tempo: presença de sol em SC, com mais nuvens e chuva fraca no início do dia no Litoral devido à circulação marítima.

Temperatura: elevada.

Vento: sudeste passando a nordeste, fraco a moderado.

 ————————————————————————————————

 

Sábado (14/01) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol e calor com pancadas de chuva entre a tarde e noite, em todas as regiões de SC. No Vale do Itajaí e Grande Florianópolis a chuva pode vir acompanhada de descarga elétrica (raios).

Temperatura: alta.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas. 

 ————————————————————————————————

 

Domino (15/01) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo litoral de SC. Há risco de temporais isolados com raios do Meio Oeste ao Litoral.

Temperatura: elevada.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 ———————————————————————————————— 

 

TENDÊNCIA de 16 a 25/01 de 2017

Período de chuva entre a tarde e noite em SC, típica de verão. Chuva mais intensa, devido à passagem de frentes frias, nos dias 18 e 25/01. As temperaturas estarão elevadas.

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

 ————————————————————————————————

 

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM 

———————————————————————————————— 

 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 ————————————————————————————————

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

AVISOS ANTERIORES

AVISO 11/01/2017 – 18h42min – Chuva moderada a forte e risco de granizo nas proximidades de Rio do Sul na próxima hora (Epagri/Ciram). 

AVISO – 11/01/2017 – 16h25min – Nas próximas 2 horas, risco de chuva moderada a forte em curto espaço de tempo e ventania acima de 60km/h com risco de granizo isolado em Rio Negrinho (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 11/01/2017 – 14h05min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí de SC. (Epagri/Ciram)

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil