OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 15.09.2016

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 15/09/2016 16h30min – EPAGRI/CIRAM

RESSACA E ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SANTA CATARINA !

Na tarde desta quinta-feira (15/09), o vento do quadrante sul a sudeste com intensidade de 30 a 40 km/h, as ondas altas de 2,5 a 3,0 m e o pico máximo da maré astronômica (amplificada pela Lua Cheia), que ocorreu por volta das 14h, resultou em ressaca e alagamentos em boa parte do Litoral de SC.

Essa condição se estende até a madrugada de sexta-feira (16/09), e por volta das 02h da manhã ocorrerá outro pico de maré, com risco de novos alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

No decorrer da sexta-feira, a chance de ressaca e alagamentos diminui gradativamente devido a virada do vento para nordeste e diminuição da altura de onda.

—————————————————————————————————————————————–

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 15/09/2016 – EPAGRI/CIRAM

MAR AGITADO, RISCO DE RESSACA E ALAGAMENTOS COSTEIROS NO LITORAL CATARINENSE !

Nesta quinta-feira (15/09) no litoral de Santa Catarina o mar fica alterado com ondas altas e risco de ressaca, com picos de onda que chegam a 3,0 m próximo à costa e mais altos em áreas afastadas.

A Lua Cheia (16/09) já começa a amplificar a maré astronómica, associada à condição acima, favorece a ocorrência de alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros. Horários de pico de maré: Quinta-feira (15/09) às 14 horas; Sexta-feira (16/09) às 02h30min e 14h30min.

A condição adversa de mar estará associada a um intenso ciclone extratropical no oceano na altura do litoral entre a Argentina e Uruguai.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

———————————————————————————————

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quinta-feira (15/09) – OBSERVAÇÃO PARA MAR AGITADO – RISCO DE RESSACA

Tempo: firme e ensolarado em SC.

Temperatura: elevada durante o dia e amena à noite.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Mar: altura de onda aumenta com picos de onda de 3,0 m próximo à costa e mais altos em áreas afastadas, com risco de ressaca no litoral catarinense, especialmente entre a Grande Florianópolis e Passo de Torres.

Sistema: uma massa de ar frio e seco.

Sexta-feira (16/09)

Tempo: seco com predomínio de sol em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer e em elevação ao longo do dia.

Vento: sudoeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: uma massa de ar frio e seco.

Sábado (17/09)

Tempo: seco com predomínio de sol em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer e em elevação ao longo do dia.

Vento: sudoeste a nordeste, fraco a moderado.

Domingo (18/09)

Tempo: nevoeiros ao amanhecer com sol e aumento de nuvens durante à tarde na maior parte de SC com chuva isolada.

Temperatura: em elevação, mais alta do Oeste e Litoral Sul.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (19/09)

Tempo: Mais nuvens no Litoral Sul. Nas demais regiões, sol entre nuvens.

Temperatura: amena em relação ao dia anterior.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 20 a 30 de setembro de 2016

Tempo estável, com sol e pouca nebulosidade em SC, na maior parte do período. A temperatura fica um pouco mais baixa nos dias 20 e 21/09, e se eleva depois deste período.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta