Observação e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 17.02.2016

 

OBSERVAÇÃO 17/02/2016 – 22h35m: Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva e descargas elétricas (raios) no Litoral Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 17/02/2016 – 22h30m: Na próxima hora, intensa linha de instabilidade, com deslocamento para nordeste,provoca fortes pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) nas cidades de Ouro, Erval do Oeste, Campos Novos, Vargem, São José do Cerrito, e proximidades. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 17/02/2016 – 21h05m: Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

 

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quarta-feira (17/02) – OBSERVAÇÃO

Tempo: pela manhã, mais nuvens e chuvisco por alguns momentos no Planalto Sul. No decorrer do dia tempo firme com sol e poucas nuvens, na maior parte de SC. No período da tarde o calor favorece a formação de nuvens carregadas com pancadas isoladas de chuva em todo o Estado.

Temperatura: elevada.

Vento: leste e nordeste, fraco a moderado.

Sistema: sistema de alta pressão no litoral do RS, mantendo variação de nuvens no Litoral de SC. Formação de núcleos de instabilidade à tarde, devido ao calor.

17.02.2016 Colorida

 

Imagem Satélite GOES-13 Colorida BM 17/02/2016 – 09hs

 

Quinta-feira (18/02) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol e calor em SC, com mais nuvens e chuva fraca pela manhã na grande Florianópolis e Litoral Norte. À tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva, devido ao calor.

Temperatura: alta, com máximas entre 35 e 36°C no Litoral Sul, Vale do Itajaí e Oeste de SC.

Vento: nordeste, com variações de sudeste, fraco a moderado.

Sistema: sistema de alta pressão no litoral do RS e de SC. Núcleos de instabilidade à tarde, devido ao calor e ao avanço de uma frente fria pelo oceano em frente ao litoral do RS.

 

Sexta-feira (19/02)

Tempo: O ar seco predomina no sul do Brasil, mantendo o tempo firme com presença de sol em SC.

Temperatura: alta.

Vento: sudeste passando a nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (20/02) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol com poucas nuvens pela manhã em todas as regiões de SC. A partir da tarde uma frente fria que se desloca pelo oceano, em frente ao litoral do RS e de SC, favorece o aumento de nebulosidade e provoca pancadas isoladas de chuva durante a noite, do Oeste ao litoral Sul.

Temperatura: alta, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, com variações de sudeste, fraco a moderado.

 

Domingo (21/02)

Tempo: Presença de sol na maior parte do dia, com aumento de nebulosidade durante a tarde, em todas as regiões de SC.

Temperatura: em rápida elevação no decorrer do dia.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 22 de fevereiro a 03 de março de 2016

Maior parte do período com sol e calor em SC, permanecendo as condições favoráveis à ocorrência de pancadas isoladas de chuva, típicas de verão. Entre 24 e 25 e no dia 27 duas frentes frias que passam pelo litoral do RS e de SC trazendo mais condições de chuva para as regiões catarinenses.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 17/02/2016 – 18h15m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 17/02/2016 -15h55m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas no Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO 17/02/2016 -14h45m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Alto Vale e Planalto Norte de SC. (Epagri/Ciram)