PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO de 2012

Verão com estiagem no Oeste e Meio Oeste de SC, associado a La Niña

A previsão para o trimestre janeiro a março de 2012 é de tempo mais seco com chuva abaixo da média climatológica e mal distribuída, com períodos de estiagem no Oeste e Meio Oeste, devido à influência da La Niña. Nessas regiões, a chuva abaixo da média registrada nos últimos meses (outubro, novembro e primeiros 20 dias de dezembro) e o cenário previsto para o verão, terão impacto na agricultura e abastecimento de água.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

No Planalto Sul, Planalto Norte e no Vale do Itajaí, a perspectiva é de chuva próxima a média climatológica. Já no Litoral, a chuva deve ocorrer com mais frequência, ficando entre a média a acima da média climatológica, sendo os valores acima previstos, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.

No verão, as frentes frias normalmente passam por Santa Catarina com pouca atividade chuvosa e deslocamento rápido pelo Estado, e as chuvas que predominam são as convectivas (chuvas de verão, rápidas e isoladas, entre o final da tarde e noite). No trimestre, a média mensal é de 150 a 240mm, sedo janeiro o mês que se espera os valores acima de 200mm. Eventos de chuva intensa em curto espaço de tempo e temporais com ventania e granizo isolado vão ocorrer no Estado, por vezes provocando estragos.

Com relação à temperatura, o verão deve ser típico na maioria das regiões, com uma tendência de madrugadas mais quentes no Litoral e mais agradáveis no Oeste e Meio Oeste, onde o tempo deve ser mais seco. Pelo menos uma ou duas ondas de calor (período prolongado com dias consecutivos de calor intenso) é esperada no trimestre, podendo quebrar recordes.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Na área oceânica do Pacífico Equatorial Leste, região de monitoramento do ENOS, as águas superficiais mais frias do que o normal (TSM abaixo da média climatológica), conforme circundado na Figura 1 e 2, caracterizando a La Niña. O fenômeno deve se estender para o verão, com previsão de intensidade fraca a moderada, influenciando o regime de chuva em parte de SC.

Figura 1 – Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em novembro de 2011

figura_1

Figura 2 – Anomalia da TSM no oceano Pacífico, entre 12 a 19/12 de 2011.

figura2