PREVISÃO DO TEMPO (09/12/2019) – 05:00h

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (09/12)

A atuação de áreas de instabilidades devem favorecer nebulosidade e chuva isolada no estado. No oeste e no Litoral Sul, onde o sol deve aparecer mais, não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva isoladas acompanhadas de descargas elétricas no final do dia, devido ao maior aquecimento. A tendência é que o tempo estabilize em todas as áreas até o período da noite. Temperaturas mínimas variam entre 10 e 15°C nos Planaltos e entre 17 e 20°C nas demais regiões. Quanto às máximas, não devem ultrapassar de 24°C na maior parte do estado, apenas no Litoral Sul e oeste podem chegar aos 32°C.  Ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade.

Imagem1

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (10/12)

Nesta terça-feira (10), tempo estável em praticamente todo o estado de Santa Catarina devido a atuação de um sistema de alta pressão. Apenas no Litoral Norte, a condição é de maior nebulosidade e possibilidade de chuva fraca, principalmente no final do dia, associada a circulação marítima. O tempo seco favorece temperaturas mais baixas no início do dia, com mínimas variando entre 8 e 13°C nos Planaltos, entre 12 e 14°C no Vale do Itajaí e oeste e em torno de 17°C no litoral. Com o predomínio do sol, as temperaturas máximas devem variar entre 27 e 32°C em todo o estado. Ventos fracos a moderados e de quadrante leste/nordeste.

Imagem2

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (11/12)

Na quarta-feira (11), devido ao aumento de calor e umidade, há previsão de pancadas de chuva isoladas acompanhadas de descargas elétricas na porção oeste. Já entre as regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí, Planaltos e Grd. Florianópolis, a circulação marítima é responsável pela maior cobertura de nuvens e possibilidade de chuva fraca. Temperaturas mínimas entre 10 e 15°C nos Planaltos e entre 16 e 19°C nas demais áreas. As máximas podem chegar aos 33°C no oeste e Litoral Sul e variam entre 25 e 30°C nas outras regiões. Vento de quadrante nordeste/norte e intensidade a localmente moderada.

Imagem3

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

  Na quinta-feira (12) e sexta-feira (13), a atuação de áreas de instabilidades e aproximação de uma frente fria favorecem chuva e temporais isolados no estado. A tarde de quinta-feira (12) se destaca pelas temperaturas elevadas, que podem chegar aos 40°C no Litoral Sul e aos 37°C no Litoral Norte e Vale do Itajaí, devido a condição pré-frontal.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (09/12)

Segunda-feira (09) com ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção sul/sudeste e altura de 0,5 a 1,0 m na costa entre a Grd. Florianópolis e o Litoral Norte, e de até 1,5 m no Litoral Sul.

 

 

Legenda Boletim 05h