PREVISÃO DO TEMPO (14/12/2019) – 05:00h

PREVISÃO PARA SÁBADO (14/12)

Dia começará com Sol e poucas nuvens em boa parte do estado, porém, a partir da tarde, devido ao calor e umidade ocorrerá a formação de áreas de instabilidade que ocasionarão pancadas de chuva isoladas na porção oeste, Planalto e Litoral Sul. Há chance de temporais isolados. Como essa chuva será isolada e mal distribuída, muitas cidades passarão sem ter registro de chuvas. Temperaturas com rápida elevação ao longo do dia com máximas de 28°C a 36°C. Destaque para os maiores valores esperados na porção oeste e Litoral Sul. Ventos de leste/nordeste na faixa leste e de norte/noroeste na porção centro-oeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente na faixa litorânea do Litoral Sul (até 55 km/h).

mapa 20191214 logos

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (15/12)

Calor pré-frontal com aproximação e avanço da Frente Fria favorecerá a previsão de temporais a partir do final da manhã na divisa de SC com RS e que se espalhará na porção oeste, Planalto e Litoral Sul na parte da tarde e nas demais áreas ao longo da noite. Localmente há chance de temporais fortes e chuvas volumosas. Temperaturas amenas no início da manhã (mínimas de 17°C a 24°C) com rápida elevação ao longo do dia (máximas de 27°C a 37°C) em todo estado. Destaque para os maiores valores no Litoral Sul e porção oeste. Ventos de nordeste/noroeste com fraca a moderada intensidade e rajadas durante os temporais.

 mapa 20191215 logos

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (16/12)

Áreas de instabilidade associadas ao deslocamento da Frente Fria favorecerão pancadas de chuva em todo estado com temporais isolados, principalmente na faixa leste de SC. Temperaturas amenas no início da manhã (mínimas de 17°C a 24°C). Ao longo do dia as temperaturas se elevarão na faixa leste (máximas de 28°C a 37°C) e permanecerão amenas nas demais áreas (em torno de 26°C). Ventos de quadrante norte passando a sul/sudeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente durante os temporais.

 mapa 20191216 logos

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Terça-feira (17) com chuva em todo estado e temporais isolados na porção norte devido atuação de áreas de instabilidade. Na quarta-feira (18) com atuação da Alta pressão as condições melhorarão em grande parte do estado, mas, devido a circulação marítima, há chance de chuva isolada no litoral.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (14/12)

Sábado (14) com ventos de leste/nordeste na faixa leste e de norte/noroeste na porção centro-oeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente na faixa litorânea do Litoral Sul (até 55 km/h).

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral, altura de 2,0 m a 2,5 m no Litoral Sul, de 1,5 m a 2,0 m na Grd. Florianópolis e de até 1,5 m no Litoral Norte.

 

Legenda Boletim 05h