PREVISÃO DO TEMPO (16/01/2020) – 05:00h

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (16/01)

Frente Fria favorecerá pancadas de chuva e temporais isolados, já a partir da manhã na porção oeste, Planaltos, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e a partir da tarde no Litoral Norte.  A chuva poderá ser intensa em curto período de tempo e não se descarta a possibilidade de alagamentos e enxurradas pontuais. Temperaturas amenas nas porções oeste e sul (máximas de 26°C) e em elevação ao longo do dia no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale e Grd. Florianópolis (de 28°C a 35°C). Ventos de sul/sudeste com fraca a moderada intensidade e rajadas de moderada a forte intensidade, com destaque para o Litoral Sul (a partir da manhã), Grd. Florianópolis, Vale e Litoral Norte a partir da tarde, podendo superar os 75 km/h pontualmente.

mapa 20200116

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (17/01)

Alta pressão deixará o tempo estável com Sol e algumas nuvens em grande parte do estado ao longo do dia. Porém, devido a circulação marítima, há chance de chuva fraca e isolada no Litoral Norte. Também há chance de chuva isolada, à tarde, ao norte da porção oeste devido atuação de áreas de instabilidade. No amanhecer as temperaturas estarão amenas nos Planaltos e Meio Oeste (12°C a 17°C), baixas nos topos de serras do Planalto Sul (em torno de 5°C) e mais altas nas demais áreas (17°C a 22°C). Ao longo do dia as temperaturas subirão na porção centro-oeste (máximas de 27°C a 33°C) e permanecerão agradáveis no leste (de 22°C a 26°C). Ventos de sudeste na porção leste e de norte no centro-oeste, de fraca a moderada intensidade e rajadas isoladas (até 45 km/h).

mapa 20200117

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (18/01)

Alta pressão manterá o tempo estável e favorecerá um dia de Sol e poucas nuvens no estado. Amanhecer com temperaturas baixas no Oeste, Meio Oeste, Planaltos e Alto Vale (em torno de 13°C), ainda menores nos topos de serras (próximo a 7°C) e mais altas nas demais áreas (de 16°C a 22°C). Ao longo do dia as temperaturas subirão em todo estado, com máximas variando de 27°C a 33°C, sendo os maiores valores esperados na porção oeste. Ventos de leste a nordeste na porção leste e de norte no centro-oeste do estado, de fraca a moderada intensidade e rajadas isoladas, com destaque para o Litoral Sul (até 55 km/h) a partir da tarde.

mapa 20200118

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (19) e segunda-feira (20) seguirão com a atuação da Alta pressão sobre o estado, o que manterá a condição de Sol e algumas nuvens. Ainda, na madrugada de segunda, há chance de chuvisco no Litoral Norte e Baixo Vale. Temperaturas seguirão em elevação ao longo do dia, com máximas próximas aos 30°C. Localmente, poderão atingir de 32°C a 35°C.

 

 CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (16/01)

Quinta-feira (16) com ventos de sul/sudeste com fraca a moderada intensidade e rajadas de moderada a forte intensidade, com destaque para o Litoral Sul (a partir da manhã), Grd. Florianópolis, Vale e Litoral Norte a partir da tarde, podendo superar os 75 km/h pontualmente.

Ondas com direção sul e altura de 1,5 m e picos de até 2,5 m (bem pontuais) em todo litoral catarinense.

 

 

Legenda Boletim 05h