Previsão do tempo para 15 dias em Santa Catarina

Segunda-feira (17): Presença de sol em SC, devido a uma massa de ar seco. Temperatura em elevação durante o dia, mas agradável. Vento de sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (18): A massa de ar seco mantém o tempo firme em SC, com presença de sol em todas as regiões do Estado. Temperatura um pouco mais baixa com relação ao dia anterior. Vento de sudeste a leste no Litoral e de sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

Quarta-feira (18): O tempo segue estável com presença de sol em SC, com mais nuvens e condições de chuva isolada à noite entre a Grande Florianópolis e o Sul do Estado, devido a influência de um cavado (área alongada de baixa pressão) e a circulação marítima. Temperatura amena. Vento de nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (20 ): Presença de sol nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões, variação de nuvens com condições de chuva, especialmente na madrugada, manhã e noite, devido a circulação marítima. Temperatura amena. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (21): Tempo estável com sol do Oeste ao Sul do Estado. Nas demais regiões, variação de nuvens com condições de chuva, especialmente na madrugada, manhã e noite. Temperatura amena. Vento de nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA 22/10 a 01/11

Entre os dias 22 e 23/10, mais nuvens com condições de chuva na faixa leste do estado, por influência da circulação marítima. Intercalando com alguns dias com tempo mais seco e retornando a condição de instabilidade no estado com chuva nos dias 28/10 e 01/11, devido a um sistema de baixa pressão e a uma frente fria. A temperatura permanece mais elevada durante o dia nesse período.

Características da estação: a primavera marca a transição do inverno (mais seco e frio) para o verão (mais quente e úmido). Com mais umidade e calor, ingredientes indispensáveis para instabilidade, que muitas vezes se forma com tanta rapidez, que é incapaz de ser percebida e incorporada nas análises dos modelos rodados nos supercomputadores, resultando em simulações falsas da atmosfera real. Por isso, nesta época do ano, a previsão apresenta uma maior variabilidade. Neste sentido, ressalta-se a importância de acompanhar diariamente a previsão do tempo.

Noele Brito – Meteorologista