PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (01/06) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (01/06)

A quarta-feira (01) será de tempo instável em SC por conta da atuação da atuação de cavados (áreas de baixa pressão alongadas) em vários níveis da atmosfera combinado ao fluxo de umidade vindo da região Amazônica. Assim, a previsão é de chuva em todo estado, que por vezes pode ser intensa, na forma de temporais (com raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos) isolados. A chuva inicia por áreas do oeste e norte de SC e avança para as demais regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a chuva intensa, volumosa (como alagamentos, deslizamentos, enxurradas) e aos temporais isolados. À tarde, por conta da presença das nuvens, as temperaturas não sobem. As máximas chegam aos 11°C na Serra, 12°C no Planalto Norte e variam de 12°C a 15°C nas demais regiões. Ventos de leste a sudeste/sul no centro-leste de SC e com direção variável na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos com moderada intensidade (40 a 70 km/h) a partir da noite no litoral e áreas próximas, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (02/06)

A quinta-feira (02) segue sendo de tempo instável em SC devido a persistência da atuação de cavados em vários níveis da atmosfera combinado ao fluxo de umidade vindo da região Amazônica. A previsão é de um chuva em todo estado, que por vezes pode ser intensa e volumosa, na forma de temporais bem isolados. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a chuva intensa, volumosa (como alagamentos, deslizamentos, enxurradas) e aos temporais isolados. Dia com sensação de frio em SC devido a cobertura de nuvens e a baixa amplitude térmica. No amanhecer, as temperaturas mínimas ficam perto dos 7°C na Serra, de 13°C a 15°C no Baixo/Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte, 8°C a 13°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 12°C no Planalto Sul, 17°C no Litoral Norte e não passam dos 16°C no restante do estado. Ventos de quadrante sul no leste do estado e com direção variável nas demais áreas, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (de 40 a 60 km/h), principalmente, no litoral e áreas próximas, com um risco baixo a moderado para ocorrências.    

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (03/06)

Na sexta-feira (03) o deslocamento de um sistema de alta pressão sobre a Argentina, RS e parte de SC muda as condições de tempo no estado. Na porção oeste, Planaltos, o dia será com muitas nuvens alternando com período de melhoria em que o sol aparece. Já no litoral e áreas próximas, este sistema favorece o deslocamento de umidade vinda do mar, o que deixa o dia nublado e chance de chuva isolada. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. A sensação de frio segue no decorrer do dia devido a cobertura de nuvens e a baixa amplitude térmica. No amanhecer, as mínimas chegam perto dos 3°C na Serra, de 13°C a 16°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, de 7°C a 13°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 11°C na Serra, 17°C em algumas localidades do Oeste, Litoral Sul e Norte, Grd. Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí, enquanto que na maior parte do estado não passam dos 15°C. Ventos de quadrante sul na metade leste de SC e de sudeste passando a norte na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (perto de 50 km/h), principalmente, em localidades do litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado (04) com variação de nuvens em grande parte do estado e chance de chuva isolada em localidades da Grd. Fpolis. ao Litoral Norte por conta da umidade vinda do oceano. A partir do final da noite de sábado, novas instabilidades se formam e trazem a chuva de volta ao oeste catarinense. No decorrer do domingo (05) essa chuva se espalha para todo o estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (01/06)

Quarta-feira (01) com ventos de leste a sudeste/sul no centro-leste de SC e com direção variável na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos com moderada intensidade (40 a 70 km/h) a partir da noite no litoral e áreas próximas, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

Ondas com direção sudeste/sul em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos de 2,5 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.