PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (01/06) – 05:00

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (01/06)

Junho inicia com a presença de uma massa de ar frio e atuação de uma área de alta pressão atmosférica no estado, que deixam o tempo estável e trazem temperaturas baixas ao amanhecer. No Planalto Sul, as temperaturas mínimas ficam próximas dos 0°C e pode haver registros de geada.  À tarde, com predomínio de céu claro, as temperaturas sobem gradativamente e  ficam em torno de 17°C no Planalto Sul e entre 20°C e 23°C nas demais regiões. Ventos fracos, majoritariamente de noroeste, são observados pelo estado nesta terça-feira (01). Não há riscos para ocorrências meteorológicas. 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (02/06)

A passagem de uma frente fria pelo oceano pode provocar chuvas rápidas e sem grandes acumulados na metade oeste do estado no período da tarde de quarta-feira (02). Nas demais regiões, o céu fica nublado ou com poucas nuvens no decorrer do dia. A manhã é de temperaturas baixas (abaixo de 10°C) nos Planaltos, Vale do Itajaí e Meio Oeste catarinense. À tarde, nas áreas litorâneas os termômetros chegam a marcar 28°C. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 20°C e 25°C. Os ventos sopram de oeste em todo o estado, com intensidade fraca a moderada, podendo ser registradas rajadas de até 50 km/h em áreas da metade oeste. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (03/06)

A entrada de um sistema de alta pressão atmosférica volta a deixar o tempo firme em todo o estado, porém a presença de ventos de sudeste/leste entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte favorecem o aporte de umidade do oceano e deixam o tempo nublado nestas regiões e áreas próximas. As temperaturas mínimas ficam próximas de 5°C no Planalto Sul, de 15°C nos litorais e em torno de 12°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas não passam dos 18°C nas áreas litorâneas, de 22°C no centro do estado e podem chegar a 26°C no Extremo Oeste. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Um sistema de alta pressão atmosférica segue atuando sobre o estado, mantendo o tempo estável e com grande amplitude térmica na quinta (04) e sexta-feira (05), principalmente na metade oeste.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Terça-feira (01) com ventos soprando entre o quadrante oeste e norte, com intensidade fraca em todo o estado.

Ondas de direção sul no Litoral Sul, com altura de até 1m. Na região da Grande Florianópolis e Litoral Norte, ondas de S/SE com altura de 0,5m.