PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (01/07) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (01/07)
A sexta-feira (01) inicia com sensação de frio, nevoeiros isolados em SC e geada em pontos isolados do Meio Oeste, Planaltos, mas que se dissipam no decorrer da manhã. No decorrer do dia, a condição é de tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens em SC por conta da atuação e deslocamento em direção ao mar de uma alta pressão. À tarde, as temperaturas sobem e as máximas chegam aos 16°C no Planalto Sul, variam de 19°C a 23°C no Grande Oeste e de 17°C a 21°C nas demais áreas. A partir da noite, as temperaturas voltam a cair gradativamente. Ventos de fraca a moderada intensidade com direção de nordeste/norte no estado. Rajadas de ventos ocasionais, entre 40 a 60 km/h, em localidades do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

PREVISÃO PARA SÁBADO (02/07)

O sábado (02) inicia com chance de nevoeiros isolados em SC, mas que se dissipam no decorrer da manhã. Ao longo do dia, a condição é de tempo estável, com sol a algumas nuvens. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam de 6°C a 12°C no Meio Oeste, Planaltos (em pontos da Serra podem ficar perto dos 3°C), de 12°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 23°C no Planalto Sul, 26°C no Litoral Sul e variam de 22°C a 25°C nas demais regiões. A umidade deve ficar abaixo dos 40% no Grd. Oeste no período da tarde. Ventos com fraca a moderada intensidade e direção nordeste/norte. Rajadas de ventos ocasionais, entre 40 a 55 km/h, em localidades do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

PREVISÃO PARA DOMINGO (03/07)

Domingo (03) com sol a poucas nuvens em SC por conta da atuação de uma alta pressão sobre o mar. No Litoral Sul, a presença de nuvens deve ser maior, com chance de chuvisco ou chuva fraca e bem isolada à noite devido ao afastamento de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e o oceano. Amanhecer com temperaturas mínimas de 9°C a 13°C na porção central de SC e de 14°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 24°C no Planalto Sul e variam de 24°C a 28°C em grande parte do estado. Ventos com fraca a moderada intensidade e direção nordeste/norte. Rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h) e isoladas. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A segunda-feira (04) e terça-feira (05) seguem de tempo estável, com sol a poucas nuvens em SC. Os amanheceres devem ser de temperaturas amenas (de 11°C a 15°C na porção central e 15°C a 19°C nas demais áreas). Às tardes devem ser com temperaturas em gradual elevação, com máximas variando de 25°C a 30°C no litoral e áreas próximas e de 23°C a 25°C nas demais áreas de SC.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (01/07)

Sexta-feira (01) com ventos de fraca a moderada intensidade com direção de nordeste/norte no estado. Rajadas de ventos ocasionais, entre 40 a 60 km/h, em localidades do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

Ondas com sul/sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m (com picos de 2,0 m) no Litoral Sul, até 1,5 m na Grd. Florianópolis e 1,0 m nas demais áreas litorâneas.