PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (01/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (01/08)

Agosto inicia sob influência de uma massa de ar frio e seco sobre SC que se desloca para o oceano ao longo do dia. Por isso, a segunda-feira (01) será de tempo estável e ensolarado em todas as regiões do estado. Há chance de geada entre os Planaltos e o Meio-Oeste e formação de nevoeiros entre a madrugada e amanhecer. As mínimas oscilam entre 1°C e 6°C nos Planaltos e Meio-Oeste, entre 7°C e 11°C no Litoral e entre 8°C e 13°C no Oeste e Extremo Oeste. À tarde as temperaturas sobem e chegam aos 27°C no Extremo Oeste, e oscilam entre 19°C no Planalto Sul até 24°C no Litoral Sul. Os ventos sopram de nordeste no litoral e de oeste no interior do estado, com fraca intensidade. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (02/08)

Na terça-feira (02)  uma área de alta pressão segue deixando o tempo estável em SC, com predomínio do sol entre nuvens, principalmente entre o litoral e áreas próximas. Apenas nos extremos do dia, o deslocamento de umidade provoca aumento de nebulosidade em áreas do centro-leste do estado. Amanhecer com temperaturas entre 4°C e 9°C entre os Planaltos, Meio-Oeste, Grd. Florianópolis Serrana e parte do Litoral Sul e entre 10°C e 16°C nas demais regiões. A massa de ar frio se desloca para alto mar e, por isso, as temperaturas sobem rapidamente durante a tarde, oscilando entre 27°C e 30°C no Oeste e Extremo Oeste e entre 20°C e 26°C nas demais regiões. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (03/08)

Na quarta-feira (03) uma massa de ar mais seco segue mantendo o tempo com o predomínio do sol e variação de nebulosidade em Santa Catarina. Ao amanhecer as temperaturas seguem amenas, oscilando entre 9°C e 13°C entre os Planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana e entre 13°C e 15°C no Litoral, Vale do Itajaí, Oeste e Extremo Oeste. A amplitude térmica deve marcar o dia, com as máximas subindo rapidamente durante a tarde, chegando aos 31°C no Extremo Oeste, variando entre 25°C e 28°C no Litoral Sul, Litoral Norte, Planalto Norte e Meio-Oeste e entre 21°C e 25°C nas demais regiões. O vento sopra de norte/nordeste, com fraca a moderada intensidade. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quinta-feira (04) inicia com tempo estável em Santa Catarina, com predomínio do sol e poucas nuvens. Entre o final da tarde e noite, o rápido avanço de uma frente fria — a partir da divisa com o RS — favorece o aumento de nebulosidade e a ocorrência de pancadas de chuva entre a noite de quinta (04), nas áreas próximas ao RS, e se deslocando para as demais regiões entre a madrugada e manhã de sexta-feira (05).

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (01/08)

Segunda-feira (01) com ventos de direção norte/nordeste no Litoral e direções variadas no interior, de fraca a moderada intensidade. Rajadas de vento, em torno de 50 km/h, nas áreas costeiras do Litoral Sul. 

Ondas com direção sul em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m no Litoral Norte.