PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (01/09) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (01/09)

Quinta-feira (01) será marcada por sol e sensação de calor na maior parte do dia em Santa Catarina. A partir da tarde, a aproximação de uma frente fria provoca aumento de nebulosidade e chance de temporais isolados no Grande Oeste, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Nas áreas litorâneas, Baixo e Médio Vale do Itajaí as mínimas variam de 10°C a 16°C. Dos planaltos ao Oeste marcam de 6°C a 12°C. As máximas não passam de 24°C na maior parte do estado, mas chegam aos 27°C no Oeste e no Litoral Sul. Os ventos sopram de nordeste, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (02/09)

 Na sexta-feira (02), o avanço de uma frente fria provoca temporais isolados nas áreas de divisa com o RS já a partir da madrugada. No decorrer do dia, pancadas de chuva avançam para as demais regiões. O risco é moderado para ocorrências associadas às condições de tempo. Amanhecer com temperaturas mínimas entre 10°C a 13°C no Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos, e de 13°C a 17°C nas demais regiões. As máximas não passam de 22°C do Oeste ao Litoral Sul de Santa Catarina, mas chegam aos 27°C entre o Litoral e Planalto Norte. Com a passagem da frente fria, os ventos mudam para quadrante sudoeste, provocando rajadas de intensidade moderada.

PREVISÃO PARA SÁBADO (03/09)

 No sábado (03), o dia começa com tempo fechado, devido a passagem da frente fria, porém na retaguarda do sistema o tempo começa a abrir, e a chuva perde força em grande parte do estado. O risco é moderado para ocorrências associadas às condições de tempo. Do meio oeste ao litoral, ainda há condições para chuva entre a manhã e início da tarde, enquanto que nas demais áreas, as condições melhoram até o final da manhã, com abertura de sol e diminuição das temperaturas. As mínimas ficam abaixo de 15°C, com pontuais menores no Planalto Sul. As máximas ficam entre 17°C e 20°C no estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às condições de tempo.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre domingo (04) e segunda-feira (05) o afastamento da frente fria com a entrada de uma alta pressão mantém o tempo firme na maior parte de Santa Catarina.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (01/09)

Quinta-feira (01) com ventos de nordeste de intensidade fraca a moderada. 

Ondas com direção sul a nordeste e altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção sul/sudeste e altura de 1,0 m a 1,5 m.

image.png