PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (01/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (01/10)

Nesta sexta-feira (01) a combinação da atuação de um sistema de baixa pressão com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica e perturbações nos demais níveis da atmosfera ocasiona pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados em todo estado. No decorrer do dia, há condição para chuva persistente, por vezes forte, principalmente, no centro-norte e parte do oeste catarinense. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais, chuva intensa e/ou volumosa. À tarde, a temperatura máxima chega aos 27°C no Litoral Sul e variam de 17°C a 22°C na maior parte do estado. Ventos de quadrante norte oscilando para sul com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (02/10)

No sábado (02) a área de baixa pressão sobre o oceano aliada ao contínuo fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica mantém o tempo instável em SC. Há previsão de pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados na faixa centro-norte do estado que, no decorrer do dia, se espalham para as demais regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa. Amanhecer com temperaturas perto dos 9°C no Planalto Sul, de 11°C a 14°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale e de 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não sobem muito por conta da maior presença das nuvens e chegam aos 17°C no Planalto Sul , 24°C entre o Litoral Norte e Baixo/Médio Vale e variam de 18°C a 23°C nas demais regiões. Ventos de leste a quadrante norte com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais, principalmente, durante os temporais.

PREVISÃO PARA DOMINGO (03/10)

No domingo (03) a aproximação de uma frente fria combinada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica mantém o tempo instável no estado, com pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em SC. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 13°C a 16°C nos Planaltos, Meio Oeste e de 16°C a 20°C no restante do estado. À tarde as máximas chegam aos 28°C no Litoral Sul, 22°C da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, Extremo Oeste e de 17°C a 20°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte passando para sul a partir da noite nas áreas mais próximas ao RS, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (04) a atuação de uma frente fria sobre SC mantém o dia com previsão de pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados. A partir da noite as condições já devem melhorar em boa parte do estado. Na terça-feira (05) a atuação de uma alta pressão deixa o dia com sol e poucas nuvens em SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (01/10)

Sexta-feira (01) com ventos de quadrante norte oscilando para sul com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção leste a nordeste e altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos de até 2,5 m) no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas de leste, altura de até 1,5 m na Grd. Florianópolis e até 1,0 m no restante do litoral catarinense.