PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (02/02) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (02/02)

Na quarta-feira (02), o sol predomina na maior parte de SC. Devido ao deslocamento de umidade do mar para o continente, há variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas rápidas no litoral e áreas próximas. No Litoral Sul, a combinação de aquecimento com umidade disponível favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, com risco baixo para ocorrências meteorológicas. As temperaturas sobem rapidamente ao longo do dia, com máximas superando 28°C em todas as regiões e se aproximando de 40°C no Extremo Oeste. O vento sopra de leste a nordeste com intensidade fraca.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (03/02)

Quinta-feira (03) com presença de sol e calor em grande parte de SC. No decorrer da tarde há condições para pancadas de chuva com trovoadas no Oeste e Litoral Sul, com risco baixo para ocorrências associadas. Nas demais áreas litorâneas há aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas rápidas. As mínimas variam entre 18 e 23°C na maioria das regiões e entre 14 e 16°C nos Planaltos. As temperaturas se elevam rapidamente ao longo do dia, com máximas superando os 30°C em todas as regiões e chegando aos 38°C no Oeste. O vento predomina da direção nordeste com intensidade fraca.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (04/02)

Nesta sexta-feira (04), aproximação de uma frente fria deixa o tempo instável em Santa Catarina, provocando chuva nas áreas do Oeste que faz divisa com o Rio Grande do Sul já no início do dia. Nas demais regiões do estado, há condições para temporais entre meados da tarde e noite. Com o tempo fechado, as temperaturas no Oeste já não sobem tanto como nos dias anteriores, com máximas por volta dos 25°C. Já no centro-leste, ainda são observadas temperaturas acima de 30°C, após uma manhã e início de tarde marcada por bastante sol. Os ventos sopram de norte, com intensidade moderada. 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sábado (05) e domingo (06), uma frente fria avança sobre o estado de Santa Catarina, com chance de chuva em todas as regiões neste final de semana. Após a passagem do sistema, ocorre a mudança da direção do vento de quadrante norte para sul. Com o aumento de nebulosidade e chuva, combinado aos ventos de sul, é esperado uma sensação térmica mais baixa em relação aos dias anteriores, ainda assim, em regiões com aberturas de sol, as temperaturas novamente podem atingir valores próximos de 30°C.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (02/02)

O vento segue de leste a nordeste, com intensidade fraca em todas as regiões.

A agitação marítima mantém com ondas de sudeste a leste e altura entre 0,5 e 1,0m em todo o Litoral de SC.