PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (02/06) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (02/06)

Na quinta-feira (02), áreas de instabilidade seguem deixando o tempo instável em Santa Catarina. A chuva deve ser mais persistente, e por vezes intensa, em áreas de divisa com o Paraná e do centro ao leste do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas às chuvas (como alagamentos e deslizamentos). Por conta do tempo mais encoberto as temperaturas pouco oscilam ao longo do dia, variando dos 6°C (nas áreas mais altas da Serra) aos 15°C (na porção nordeste) pela manhã e não deve passar dos 16°C ao longo da tarde em todo o estado. Os ventos sopram do quadrante sul/sudeste, com rajadas entre 45 km/h e 60 km/h nas áreas próximas à costa.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (03/06)

Ao longo da sexta-feira (03), um sistema de alta pressão avança sobre o Sul do Brasil, trazendo ar mais frio e fazendo com que o sol volte a aparecer entre muitas nuvens no Grande Oeste de SC. Já entre os Planaltos, Vale do Itajaí e litoral este mesmo sistema favorece o deslocamento de umidade do oceano em direção à costa, deixando o tempo com predomínio da nebulosidade e chance de chuva isolada ao longo do dia. O risco é baixo para ocorrências. Por isso, as temperaturas pouco sobem ao longo da tarde, oscilando entre 10°C e 15°C nos Planaltos e entre 15°C e 17°C no litoral e Vale do Itajaí. Já no Grande Oeste, onde o sol aparece, as máximas variam de 15°C a 21°C. 

PREVISÃO PARA SÁBADO (04/06)

No sábado (04), o sistema de alta pressão se desloca em direção ao oceano, mas ainda desloca umidade em direção a costa de Santa Catarina. Por isso, há chance de chuva isolada em áreas entre a Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte. No Grande Oeste o sol aparece entre muitas nuvens na primeira metade do dia mas, até o final da noite, uma nova área de baixa pressão começa a se formar, aumentando a nebulosidade na região. Manhã com temperaturas entre 5°C e 10°C entre os Planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana e Litoral Sul. à tarde, máximas oscilando entre 17°C e 20°C no litoral e Grande Oeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre o domingo (05) e a segunda-feira (06), a formação de uma nova área de baixa pressão volta a deixar o tempo instável em Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva ainda durante a tarde do domingo nas áreas de divisa com o RS. Ao longo da segunda-feira as instabilidades avançam em direção às demais regiões do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (02/06)

Quinta-feira (02) com ventos sopram do quadrante sul/sudeste ao longo de todo o dia no estado, com rajadas entre 45 km/h e 60 km/h nas áreas próximas à costa.

 

Ondas com direção sul em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m a 2,0 m e picos de até 2,5 m entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis e o Litoral Norte. O risco para ocorrências associadas à agitação marítima é moderado.