PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (02/09) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (02/09)

Na sexta-feira (02) a atuação de uma frente fria em SC deixa o dia com muitas nuvens a nublado, chuva e temporais isolados do Extremo Oeste ao Litoral Sul. No decorrer do dia, as pancadas de chuva avançam para as demais áreas do estado e podem vir na forma de temporais isolados. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às chuvas, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos em SC. Antes da chegada da frente fria, faz calor no norte do estado e Vale do Itajaí, com as temperaturas máximas variando de 26°C a 30°C, na Grd. Fpolis. chega aos 26°C à tarde. Já nas demais áreas, ficam entre 19°C a 24°C. Ventos de quadrante norte passando para sudoeste/sul ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (de 40 a 60 km/h) durante os temporais e nas áreas mais litorâneas.

PREVISÃO PARA SÁBADO (03/09)

No sábado (03), a frente fria se desloca sobre SC e mantém o tempo instável, com chuva ocasional, por vezes persistente, com algumas trovoadas principalmente, da Grd. Fpolis. ao norte do estado. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências com alagamentos e deslizamentos pontuais. Na retaguarda da frente fria, tem-se um sistema de alta pressão, que favorece a melhora nas condições de tempo a partir do Grande Oeste no decorrer da tarde. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 7°C em pontos da Serra, perto de 15°C no Vale do Itajaí, Litoral Norte e de 9°C a 15°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não passam dos 17°C no Litoral e áreas próximas, variam de 17°C a 20°C nas demais regiões. Ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos variando de 45 a 65 km/h no litoral e áreas próximas ao longo do dia. O risco é baixo para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA DOMINGO (04/09)

No domingo (04) uma massa de ar frio e seco (alta pressão) se estabelece em Santa Catarina, o que favorece tempo estável, com sol a poucas nuvens no estado. O amanhecer é com chance de geada ampla e sensação de frio (temperaturas mínimas de -3°C a 5°C) do Grande Oeste aos Planaltos, Alto Vale e Grd. Fpolis. Serrana e sensação de frio em SC. Nas demais áreas variam de 6°C a 14°C. Por conta das baixas temperaturas, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao frio (como hipotermia, congelamento de pistas). Com a presença do sol, as temperaturas sobem rapidamente e as máximas chegam aos 16°C no Planalto Sul e variam de 16°C a 20°C nas demais regiões de SC. Ventos de sul/sudeste passando para leste a nordeste ao longo do dia com fraca a moderada intensidade.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A partir da tarde de segunda-feira (05) novas instabilidades trazem o retorno da chuva ao Grande Oeste e parte dos Planaltos, enquanto as demais regiões ficam com sol a algumas nuvens. Já na terça-feira (06) essas instabilidades se intensificam e espalham as chuvas (que podem vir na forma de pancadas e com temporais bem isolados) para todo o estado ao longo do dia.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (02/09)

Sexta-feira (02) com ventos de quadrante norte passando para sudoeste/sul ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (de 40 a 60 km/h) durante os temporais e nas áreas mais litorâneas.

Ondas com direção nordeste passando para sudoeste/sul e altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos de até 2,5 m) no Litoral Sul. Nas demais áreas do litoral de SC, ondas com direção nordeste. Na Grd. Fpolis. Litorânea com altura de até 2,0 m e chegando até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.

image.png