PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (02/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (02/10)

Neste sábado (02) uma área de baixa pressão sobre o oceano aliada ao contínuo fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica e perturbações nos demais níveis da atmosfera favorece a ocorrência de pancadas de chuvas acompanhadas de temporais (chuva forte acompanhada de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) isolados no estado. Nas porções oeste e centro-norte do estado, a chuva pode ser intensa em curto intervalo de tempo e ocasionar altos acumulados. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à chuva, temporais. À tarde, as temperaturas não sobem tanto por conta da cobertura de nuvens. As máximas chegam aos 18°C no Planalto Sul e variam de 19°C a 23°C na maior parte de SC. Ventos oscilando entre os quadrantes sul e norte em todo estado, com fraca a moderada intensidade, com rajadas ocasionais.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (03/10)

A aproximação e atuação de uma frente fria aliada ao contínuo fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica deixa o domingo (03) com muitas nuvens e ocasiona pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados em todo estado. Pontualmente, a chuva pode ser intensa e ocasionar altos acumulados em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à chuva, temporais. Amanhecer com temperaturas de 12°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 16°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam mais altas no Litoral Sul e chegam aos 28°C. Já no restante do estado variam de 17°C a 24°C. Ventos de quadrante norte passando para de sul a partir da tarde nas áreas de divisa com o RS e se espalhando nas demais regiões a partir da noite, com fraca a moderada intensidade e rajadas (em torno de 65 km/h).

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (04/10)

Na segunda-feira (04) a frente fria se afasta de SC e ocasiona pancadas de chuvas no centro-leste, mas que diminuem a partir da noite. Na porção oeste, o dia deve começar com chuva, mas com a aproximação de um sistema de alta pressão as condições já devem melhorar a partir da tarde. O risco é moderado para ocorrências associadas às chuvas. Por conta da maior cobertura de nuvens, as temperaturas não variam muito no decorrer do dia e as máximas não passam dos 15°C no Planalto Sul, 22°C no Planalto Norte e variam de 16°C a 21°C na maior parte do estado. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 55 km/h), principalmente, no litoral.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (05) a atuação de uma alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em todo estado. Mas, na quarta-feira (06) a instabilidade retorna a SC e há a previsão de pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (02/10)

Sábado (02) com ventos oscilando entre os quadrantes sul e norte em todo estado, com fraca a moderada intensidade, com rajadas ocasionais.

Ondas com direção nordeste a leste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.