PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (02/12) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (02)

A disponibilidade de calor e umidade favorecem a ocorrência de temporais isolados em todo o estado nesta sexta-feira (02), com descargas elétricas, rajadas de vento, chuva pontualmente forte e eventual queda de granizo. O risco associado aos temporais é moderado a alto, mas nas áreas litorâneas, devido aos altos volumes de chuva registrados nos últimos dias, o risco para deslizamentos segue alto a muito alto. Os ventos sopram de quadrante norte em Santa Catarina, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas variam de 14°C a 16°C entre os planaltos e Meio-Oeste e oscilam entre 17°C e 20°C nas demais regiões. As temperaturas se elevam rapidamente ao longo do dia, com as máximas ficando entre 29°C e 33°C em praticamente todo o estado, podendo chegar aos 35°C no Litoral Sul e Extremo Oeste.

PREVISÃO PARA SÁBADO (03)

No sábado (03), o calor e a umidade presentes na atmosfera seguem fornecendo condições para a ocorrência de temporais isolados em toda Santa Catarina, com descargas elétricas, rajadas de vento, chuva pontualmente forte e eventual queda de granizo. O risco associado aos temporais é moderado a alto e nas regiões litorâneas, por conta dos acumulados registrados nos dias anteriores, o risco para deslizamentos segue alto. Os ventos seguem soprando de quadrante norte, com intensidade fraca. A sensação é de calor desde o amanhecer, onde as temperaturas mínimas variam de 21°C a 23°C nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí e oscilam entre 15°C e 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam entre 28°C e 33°C em todas as regiões catarinenses, com exceção do Planalto Sul, onde ficam em torno dos 25°C.

PREVISÃO PARA DOMINGO (04)

No domingo (04), a combinação de calor e umidade segue favorecendo a ocorrência de temporais isolados em todo o território catarinense, com descargas elétricas, rajadas de vento, chuva pontualmente forte e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências associadas a esta condição é moderado a alto, especialmente nas regiões litorâneas.  Os ventos sopram de nordeste no litoral e de noroeste do Extremo Oeste aos planaltos, com intensidade fraca. As temperaturas no amanhecer seguem altas, acima dos 20°C na faixa litorânea e variando entre 15°C e 18°C nas demais regiões. No período da tarde, a sensação de calor se intensifica ainda mais, com as máximas ficando entre 30°C e 34°C em praticamente todo o estado. A exceção é o Planalto Sul, onde as máximas variam entre 25°C e 27°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na segunda-feira (05), ainda há chance de temporais, especialmente na faixa leste do estado. A partir de terça-feira (06), os ventos passam a soprar de quadrante oeste em Santa Catarina, o que diminui a oferta de umidade e favorece o tempo firme.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (02/12)

Nesta sexta-feira (02), os ventos sopram de quadrante norte em Santa Catarina, com intensidade fraca.

Ondas de direção leste na Grande Florianópolis e Litoral Norte e de nordeste no Litoral Sul. A altura das ondas fica em torno de 1,5 m no Litoral Norte e entre 1,5 e 2,5 na Grande Florianópolis e Litoral Sul.