PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (03/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA  (03/01)

Nesta segunda-feira (03), o forte calor combinado com instabilidades provocam pancadas isoladas de chuva em todo o estado de Santa Catarina. Dos Planaltos ao Oeste podem ocorrer temporais, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Os ventos sopram de nordeste no centro-leste do estado, e sem direção definida na porção oeste, com intensidade moderada. Temperaturas máximas entre 33°C e 37°C na metade oeste de SC e em torno de 30°C no litoral.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA  (04/01)

A terça-feira (04) será marcada pela atuação de uma baixa pressão no estado de Santa Catarina. O aquecimento diurno combinado com as instabilidades provocados pelo sistema traz pancadas de chuva para todo o estado, especialmente para as áreas do Oeste até o Litoral Sul, onde podem ocorrer temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Ventos de nordeste nas áreas litorâneas e norte/noroeste nas demais regiões. Temperaturas máximas entre 33°C e 36°C na metade oeste de SC e em torno de 29°C no litoral.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA  (05/01)

Na quarta-feira (05) a aproximação e avanço de uma frente fria mantém o tempo nublado e com chuva em todo o estado de Santa Catarina.  Os modelos indicam um início da chuva no começo da tarde no Oeste, se deslocando para os Planaltos e Litoral ao longo do dia, onde atua entre o final da tarde e noite nestas regiões. Há risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de nordeste até meados da manhã, alternando para sul/sudoeste com o avanço da frente fria, com intensidade moderada. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta (06) após a passagem da frente fria, o efeito da circulação marítima mantém o tempo nublado e com chuva no litoral e áreas próximas. Já na sexta-feira (07) a circulação marítima começa a enfraquecer e o tempo segue um pouco seco nestas áreas, com apenas variação de nebulosidade ao longo do dia, intercalando com aberturas de sol. Em ambos os dias há condições para temporais isolados entre o Meio Oeste e Extremo Oeste, associado a combinação do calor e umidade disponíveis. Os ventos sopram de quadrante sul com intensidade moderada a forte. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (03/01)

Segunda (03) com ventos do quadrante leste, com intensidade fraca a moderada.

Mar pouco agitado com ondas de direção leste/nordeste em todo litoral catarinense. Altura abaixo de 1,0 m entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis e 1,5 m no Litoral Sul.