PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (03/04) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (03/04)

No domingo (03), da Grd. Florianópolis ao norte do estado a nebulosidade predomina, com possibilidade de chuvas rápidas, devido a umidade que sopra do oceano para o continente. Já do Oeste ao Planalto Sul, a aproximação de instabilidades podem provocar pancadas de chuva, mas o risco para ocorrências associadas aos temporais é baixo. No Oeste o sol predomina na maior parte do dia, com isso as temperaturas máximas atingem os 28°C no período da tarde. Nas áreas litorâneas marcam de 21 a 26°C e apenas valores entre 16 e 20°C do Meio Oeste ao Planalto Sul. Os ventos sopram de quadrante nordeste com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (04/04)

Na segunda-feira (04), a atuação de uma nova frente fria favorece a ocorrência de temporais isolados em Santa Catarina. A chuva dá início entre a manhã e tarde nas áreas próximas ao RS e avança para as demais áreas ao longo da tarde e noite. Há risco moderado para ocorrências relacionadas aos temporais, isto é, chuva intensa com rajadas de vento, raios, eventual queda de granizo e alagamentos. O amanhecer marca temperaturas entre 14 e 18°C do Oeste aos Planaltos e de 18 a 23°C nas áreas litorâneas. As maiores temperaturas são observadas nas áreas ao norte do estado, marcando de 24 a 31°C. Do Planalto Sul ao oeste, as máximas não passam dos 21°C. 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (05/04)

Nesta terça-feira (05), uma nova região de alta pressão se estabelece no estado de Santa Catarina devido ao avanço da frente fria. O sistema mantém o tempo firme, com apenas poucas nuvens em todo o centro-leste do estado. No Oeste, em especial nas áreas próximas ao estado do Paraná, há condições para pancadas de chuva no período da tarde e noite, mas de forma isolada e com risco baixo para ocorrências meteorológicas. No amanhecer registram temperaturas entre 10 a 15°C dos Planaltos ao Oeste. Já nas áreas litorâneas faz de 16 a 22°C. Durante a tarde, com maiores aberturas de sol em relação aos dias anteriores, as máximas registram de 25 a 30°C em grande parte do estado.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quarta (06) e quinta-feira (07) o tempo será instável em toda SC. A cominação de calor e umidade, combinadas a instabilidades na atmosfera favorecem pancadas de chuva em todo o estado, especialmente em áreas da metade Oeste. No litoral o tempo segue nublado e com chance de chuva isolada entre tarde e noite destes dias.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (03/04)

Domingo (03) com ventos de quadrante nordeste, com intensidade fraca a localmente moderada em áreas do Litoral Sul.

Ondas com direção sul/sudeste e altura de 1,0 m a 1,5 m entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis e de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul.