PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (03/05) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (03/05)

A terça-feira (03) será chuvosa e com temporais isolados no estado por conta da formação de um ciclone extratropical entre o RS, SC e uma frente fria. A chuva deve ser persistente, por vezes intensa, e volumosa (com altos a elevados acumulados). Destacam-se as regiões do Litoral Sul, Grd. Florianópolis ao oeste do estado. Assim, o risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas às chuvas (como alagamentos, deslizamentos, enxurradas, transbordamentos de rios e córregos). Por conta da grande presença das nuvens, as temperaturas máximas não se elevam e ficam de 17°C a 22°C do Litoral Sul e Norte, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, de 12°C a 17°C nas demais regiões. Ventos de leste a quadrante sul com moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (50 a 80 km/h), principalmente, em cidades do litoral, Planalto Sul, oeste de SC. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos ventos.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (04/05)

Quarta-feira (04) com chuva e temporais isolados em SC por conta do deslocamento do ciclone extratropical em direção ao alto mar. A chuva deve ser persistente, intensa, e volumosa (com altos a elevados acumulados de chuva), principalmente, entre a Grd. Florianópolis, Litoral e Planalto Sul. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas às chuvas (como alagamentos, deslizamentos, enxurradas, transbordamentos de rios e córregos). Devido a nebulosidade as temperaturas não variam tanto no decorrer do dia, não passando dos 15°C no Planalto Sul, oeste catarinense, 18°C no Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e entre 17°C a 24°C nas demais áreas. Ventos de quadrante sul, de moderada a forte intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (60 a 85 km/h), principalmente, no litoral e áreas próximas. Pontualmente, podem ocorrer registros maiores. O risco é alto para ocorrências associadas aos ventos, com destaque para o litoral e áreas próximas.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (05/05)

Com o afastamento do ciclone, a chuva diminui em grande parte de SC. Ainda persiste a chuva entre o Litoral Sul, Planalto Sul e Grd. Florianópolis, mas com menor acumulado. Por conta dos elevados acumulados dos dias anteriores, persiste o risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas, transbordamentos de rios e córregos. Os ventos persistem de quadrante sul, com moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (55 a 80 km/h, pontualmente podendo ser mais intensos) no litoral e áreas próximas. O risco é alto para ocorrências relacionadas aos ventos. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 6°C na Serra, abaixo dos 10°C na porção central de SC, dos 14°C no oeste, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana e até 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 15°C na Serra, 25°C no Litoral Norte, de 17°C a 23°C nas demais áreas do centro-leste e até 21°C na porção oeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (06) e sábado (07) com sol a poucas nuvens em SC por conta da atuação de uma massa de ar frio, que deixará as temperaturas baixas, principalmente, na madrugada de sexta. Mínimas abaixo dos 7°C da porção oeste aos Planaltos, Alto Vale do Itajaí, até 18°C na faixa litorânea, 8°C a 14°C nas demais áreas. Não se descarta a chance de valores negativos na Serra, Meio Oeste. À tarde deve ser temperaturas amenas, não passando dos 18°C na Serra e entre 19°C a 23°C no restante de SC.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (03/05)

Terça-feira (03) com ventos de leste a quadrante sul com moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (50 a 80 km/h), principalmente, em cidades do litoral, Planalto Sul, oeste de SC. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos ventos.

Ondas com direção sudeste/leste em todo litoral catarinense. Altura de 2,5 m a 3,5 m (com picos chegando aos 4,0 m) no Litoral Sul, de 2,0 a 3,0 m (picos de 3,5 m) na Grd. Florianópolis e de 2,0 m (picos de 2,5 m) nas demais áreas litorâneas. Há risco de ressaca em todo litoral. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.