PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (03/06) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (03/06)

No decorrer da sexta-feira (03) um sistema de alta pressão avança sobre parte do sul do país, trazendo uma massa de ar frio e fazendo com que o sol apareça com nuvens no Grande Oeste e áreas dos Planaltos. Este mesmo sistema favorece o transporte de umidade do oceano em direção ao continente, o que favorece muitas nuvens e a chance de chuva isolada e fraca a qualquer hora em parte do leste de SC. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. Por conta da presença das nuvens, as temperaturas não sobem muito e as máximas chegam aos 16°C no Oeste, 13°C na Serra, variam de 12°C a 15°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e de 15°C a 17°C nas demais áreas. Ventos com fraca a moderada intensidade, de quadrante sul a sudeste no leste de SC e de sudeste girando para nordeste na porção oeste. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 50 km/h) em localidades do litoral, Oeste, Meio Oeste.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (04/06)

No sábado (04) o sistema de alta pressão se desloca para o oceano, mas ainda favorece o fluxo de umidade em direção ao leste de SC, o que deixa o dia com variação de nuvens (intercalando com momentos em que o sol aparece) e chance de chuva bem isolada. Nas demais áreas, dia com sol e algumas nuvens. A partir da noite, a nebulosidade tende a aumentar na porção oeste devido a aproximação de um cavado. Amanhecer com sensação de frio no estado, com temperaturas mínimas perto de 1°C na Serra (com chance de registros negativos), 11°C a 15°C na Grd. Fpolis. Litorânea, Baixo/Médio Vale, Litoral Norte, de 6°C a 11°C no restante do estado. À tarde, as máximas chegam aos 13°C na Serra, variam de 13°C a 16°C no Planalto Norte, Alto Vale, 16°C a 19°C no litoral, Meio Oeste e chegam aos 20°C no Oeste. Ventos de sudeste/leste passando para nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, principalmente no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA DOMINGO (05/06)

No domingo (05) a alta pressão segue se afastando sobre o oceano, mas ainda favorece o fluxo de umidade em direção ao litoral catarinense, o que deixa o dia com nuvens e chance de chuva isolada. O aprofundamento de um cavado (área de baixa pressão alongada) sobre o RS favorece o aumento das nuvens com previsão de pancadas de chuvas isoladas do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas mínimas de 8°C a 12°C na porção central de SC, 16°C a 19°C no Litoral Norte, Baixo Vale, Grd. Fpolis. Litorânea e de 13°C a 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 15°C no Planalto Sul, 24°C no Litoral Sul e variam de 16°C a 21°C na maior parte de SC. Ventos de nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, em áreas do Litoral Sul, Grd. Florianópolis.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (06) a passagem de uma frente fria oceânica deixa o dia com muitas nuvens e favorece pancadas de chuvas isoladas em SC. Na  terça-feira (07) a formação e atuação de uma nova frente fria favorece pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (03/06)

Sexta-feira (03) com ventos de fraca a moderada intensidade, de quadrante sul a sudeste no leste de SC e de sudeste girando para nordeste na porção oeste. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 50 km/h) em localidades do litoral, Oeste, Meio Oeste.

Ondas com direção sul e altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos em torno de 2,5 m) em todo litoral catarinense. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.