PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (03/09) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (02/09)

No sábado (03), o avanço de uma massa de ar frio e seco, na retaguarda da frente fria, favorece a melhora nas condições de tempo ao longo do dia. Após uma madrugada com chuva fraca, o sol deve aparecer entre nuvens, e não há previsão para chuva significativa. As mínimas devem registrar valores entre 7 a 14°C no estado, com pontuais menores nas áreas mais altas da serra. As máximas não passam dos 17°C no Litoral e áreas próximas e variam de 17°C a 20°C nas demais regiões. Os ventos sopram do quadrante sul, com intensidade fraca. Nas áreas costeiras podem ocorrer rajadas de vento variando de 45 km/h a 65 km/h. O risco é baixo para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA SÁBADO (03/09)

 No domingo (04), a massa de ar frio e seco continua atuando em Santa Catarina, o que favorece o tempo estável. O sol predomina, com apenas variação de nuvens do oeste ao norte de Santa Catarina. A sensação é de frio no amanhecer, com chance de geada ampla. Em todo o Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana as temperaturas mínimas marcam de -3°C a 3°C. Nas demais áreas variam de 6°C a 13°C. Há risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao frio (como hipotermia, congelamento de pistas). As máximas chegam aos 19°C do Meio Oeste ao litoral e variam de 18°C a 20°C no Oeste. Os ventos sopram com intensidade fraca, sem direção predominante.

PREVISÃO PARA DOMINGO (04/09)

Na segunda-feira (05), a aproximação de instabilidades começa a mudar o tempo em Santa Catarina. Ao longo do dia o sol ainda predomina, mas intercalado com períodos de maior nebulosidade. Nas áreas entre o oeste e norte do estado, há condições para pancadas de chuva a partir da tarde, com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. No amanhecer, as temperaturas ficam entre 5°C e 9°C nas áreas centrais do estado, entre o Meio Oeste e Planaltos, e varia de 11°C a 14°C no oeste e áreas litorâneas. À tarde, as máximas alcançam valores de 17°C a 20°C.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça-feira (06) e quarta-feira (07) predomina tempo instável, com chuvas que podem vir na forma de pancadas e temporais isolados, para todo o estado ao longo do período, devido a presença de uma baixa pressão em níveis mais altos da atmosfera, que trazem instabilidades e favorecem episódios de chuva intensa.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (03/09)

Sábado (03) com ventos de quadrante sul ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada. Podem ocorrer rajadas de ventos (de 40 a 60 km/h) nas áreas costeiras.

Ondas com direção sudoeste/sul e altura de 1,5 m a 2,5 m em todo o litoral.

image.png