PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (03/10) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (03/10)

Neste domingo (03), o avanço de uma frente fria pelo sul do país associada ao fluxo de umidade direcionado ao estado fornece condições para chuva em Santa Catarina. Esta chuva, por vezes, ocorre em forma de temporais isolados. Os volumes podem ser elevados, especialmente entre o oeste e centro-norte do estado, com acumulados entre 50 e 80 mm, pontualmente podendo passar destes valores. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuvas intensas (alagamentos e deslizamentos) e temporais (descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo).

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (04/10)

Na segunda-feira (04) a frente fria se afasta do estado, mas ainda provoca pancadas de chuva entre a madrugada e manhã. A aproximação de um sistema de alta pressão passa a estabilizar o tempo entre a tarde a noite, a partir da porção oeste. Por conta da maior cobertura de nuvens no centro-leste do estado as temperaturas não sobem muito, não passando dos 20°C. Já na porção oeste o sol aparece entre nuvens durante a tarde com as máximas chegando aos 25°C. O vento sopra do quadrante sul com fraca a moderada intensidade.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (05/10)

Na terça-feira (05) a atuação de um sistema de alta pressão deixa o dia com predomínio de sol e variação de nebulosidade em toda Santa Catarina. O vento sopra de sul no estado e, por conta disso, as temperaturas ficam próximas aos 10°C ao amanhecer na porção oeste e aos 5°C no Planalto Sul. Nas demais regiões variam entre 12°C e 15°C. A tarde a máxima chega aos 27°C no Extremo Oeste e varia de 17°C a 24°C nas demais áreas. Não há risco para ocorrências meteorológicas no estado. 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A partir de quarta-feira (06) o tempo volta a ficar instável em Santa Catarina. A tendência é que uma nova área de baixa pressão favoreça a ocorrência de pancadas de chuva no estado, que por vezes podem vir em forma de temporais.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (03/10)

Domingo (03) com ventos oscilando entre os quadrantes norte durante a maior parte do domingo para sul no final do dia, com fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção leste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.