PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (04)

A quarta-feira (04) começa nublada e com chuva em Santa Catarina, associado ao avanço da frente fria. Na porção oeste, o sol aparece à tarde. Nas demais regiões do estado a nebulosidade persiste ao longo de todo o dia. Nas áreas ao norte de SC, o risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, devido a chuva persistente, e deslizamentos, associado aos acumulados observados nas últimas 24h. As máximas variam de 26 a 33°C no Grande Oeste, já nas áreas dos planaltos ao litoral, não passam dos 23°C devido ao predomínio de nebulosidade. A exceção fica para o Litoral Sul, que se aproxima de 30°C. Os ventos sopram de sul com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (05)

Na quinta-feira (05) o sol predomina na maior parte do estado, devido a presença de uma massa de ar mais seco. Há variação de nuvens apenas nas áreas litorâneas, devido aos ventos que sopram de sudeste, trazendo umidade do oceano para o continente. No Grande Oeste as temperaturas podem alcançar valores de até 34°C. Nos planaltos e Alto Vale do Itajaí chegam até 28°C. Nas áreas costeiras o dia será marcado por temperaturas amenas, devido aos ventos que sopram do oceano, não passando de 25°C. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (06)

Na sexta-feira (06) um sistema de alta pressão segue mantendo o dia ensolarado, com apenas variação de nuvens nas regiões costeiras. No amanhecer as temperaturas nos planaltos marcam por volta de 10°C. No Oeste de 11 a 15°C e nas áreas litorâneas entre 17 e 20°C. Ao longo do dia as temperaturas sobem rapidamente, no Grande Oeste podem alcançar valores entre 31 e 35°C. Entre o litoral e planaltos não devem passar de 27°C. Os ventos continuam soprando de sudeste a leste, com intensidade moderada. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sábado (07) e domingo (08) o sistema de alta pressão ainda mantém o tempo firme, sendo um final de semana de sol e sensação de calor, com apenas variação de nuvens. De forma isolada, não se descartam chuvas rápidas e isoladas no norte do estado e nas áreas costeiras.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (04/01)

Quarta-feira (04) com ventos de quadrante sudoeste com intensidade fraca a moderada, com tendência de mudança para sudeste/leste.  Há condições para rajadas de intensidade moderada. 

Ondas com direção leste e altura de onda de até  no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de 1,0 a 1,5m.