PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (04)

A segunda-feira (04), inicia a primeira semana do ano, com a presença de sol e poucas nuvens, principalmente, do oeste aos planaltos catarinense. No litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas, a circulação marítima influencia o dia com variação de nuvens e chuva fraca de forma isolada. O amanhecer é com temperaturas mais baixas para a época do ano no Planalto Sul, com 10°C. No decorrer do dia as temperaturas se elevam e as máximas previstas para o Oeste podem chegar aos 32°C. Os ventos sopram com fraca intensidade, no geral, de quadrante nordeste. Assim, há um baixo risco para desastres em Santa Catarina.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (05)
A terça-feira (05) inicia com sol e poucas nuvens em todas as regiões. Durante a tarde, devido ao aquecimento, a disponibilidade de umidade e áreas de instabilidades, há condições para pancadas de chuva com raios, principalmente, no oeste catarinense.  No litoral, ainda há a influência da circulação marítima que pode provocar chuva fraca de forma isolada. O amanhecer é com temperaturas amenas, porém mais elevadas, e variam de 15°C a 20°C. O dia também é marcado pelo elevado aquecimento, as temperaturas máximas podem chegar aos 35°C no Litoral Sul. Os ventos sopram de quadrante norte, com fraca intensidade. Assim, há um risco baixo a localmente moderado para desastres em Santa Catarina.
PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (06)
Na madrugada e manhã de quarta-feira (06), áreas de instabilidades avançam pelo estado catarinense pelas regiões que fazem divisa com o Paraná, e há condições para temporais isolados nestas regiões. Ao longo do dia, com o aquecimento e a disponibilidade de umidade ainda há condições para temporais isolados em todas as regiões. Devido à maior cobertura de nuvens, as temperaturas pouco variam. No amanhecer em torno de 15°C a 21°C e a tarde as máximas em torno de 28°C no Oeste. Os ventos sopram, no geral, de quadrante norte com fraca intensidade. Assim, há um risco baixo a moderado para desastres em Santa Catarina.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quinta-feira (07) ainda permanecem as condições de temporais isolados, principalmente, entre os planaltos, Vale do Itajai, Litoral Norte e Grd. Florianópolis. Na sexta-feira (08) há uma melhora gradativa do tempo. Assim, com risco baixo a moderada para desastres em Santa Catarina, nestes dias.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR
Nesta segunda-feira (04), os ventos sopram de quadrante norte, com fraca intensidade.
No litoral, há pouca agitação marítima com ondas de direção sudeste a leste e altura de 0,5m a picos com 1,5m.