PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/02) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (04)

Rápido deslocamento de uma frente fria combinada com o aquecimento diurno favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados no centro-leste do estado já a partir da manhã. Localmente, os acumulados podem ser altos em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é de moderado a alto para desastres. Na porção oeste, ainda há chance de chuva isolada, com gradual melhora nas condições do tempo. Logo, o risco é moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas devem ser altas no Litoral, Vale e Planalto Norte, variando de 28°C a 38°C. Destaque para o Litoral Norte, Vale e Litoral Sul com máximas de 35°C a 38°C. Na porção oeste as máximas variam de 23°C a 27°C. Ventos com direção de quadrante norte virando para quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos com moderada a forte intensidade (em torno de 70 km/h) em áreas do Planalto Sul, Litoral Sul, Grd. Florianópolis a partir da tarde.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (05)

Os ventos vindos de um ciclone extratropical sobre o oceano (na altura do litoral do RS) favorecem rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (em torno de 70 km/h) no Litoral Sul e Grd. Florianópolis. Ainda, contribuem para o fluxo de umidade em direção ao Litoral e Vale e deixam o dia com sol entre nuvens e chance de chuva isolada nestas áreas. Logo, o risco é moderado para desastres. Nas demais regiões dia com sol, poucas nuvens e risco baixo para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (em torno de 6°C), baixas a amenas na porção oeste, Planalto Norte, Grd. Florianópolis Serrana e Alto Vale (10°C a 14°C) e amenas nas demais regiões (16°C a 21°C). À tarde, as máximas variam de 30°C a 33°C no Litoral Norte, Vale, 27°C a 30°C no Planalto Norte, Grd. Florianópolis, Litoral Sul e até 26°C na porção oeste. Ventos com direção de quadrante sul, com fraca a moderada, em todo estado.

PREVISÃO PARA SÁBADO (06)

Dia com sol e poucas nuvens em grande parte do estado devido a atuação de um sistema de alta pressão. No Litoral Norte, Baixo/Médio Vale e parte do Planalto Norte há chance de chuva isolada por conta da umidade vinda do oceano. Logo, o risco é baixo a moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas baixas nos Planaltos, Meio Oeste (4°C a 10°C), amenas no Litoral, Baixo/Médio Vale (14°C a 21°C) e baixas a amenas (10°C a 14°C) nas demais regiões. À tarde, as máximas devem ser mais altas no Vale (em torno de 32°C), no Planalto Norte, Litoral Norte, Grd. Florianópolis, Litoral Sul (25°C a 30°C), enquanto na porção oeste não passam dos 27°C. Ventos de quadrante sul a leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 60 km/h) de forma isolada no Litoral e áreas próximas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (07) com sol e poucas nuvens no estado. Segunda-feira (08) com chance de chuva isolada em áreas do Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Vale, Planalto Sul, ainda mais isolada entre o Oeste e Meio Oeste a partir do período da tarde. As temperaturas máximas devem variar de 26°C a 32°C em todo estado nos dois dias.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quinta-feira (04) com ventos com direção de quadrante norte virando para quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos com moderada a forte intensidade (em torno de 70 km/h) em áreas do Planalto Sul, Litoral Sul, Grd. Florianópolis a partir da tarde.

Ondas com direção nordeste girando para sudoeste/sul no decorrer do dia em todo litoral. Altura de 2,0 m a 3,0 m (com picos até 4,0 m) no Litoral Sul, até 2,0 m na Grd. Florianópolis e 1,5 m nas demais áreas litorâneas. Chance de ressaca do Litoral Sul até Florianópolis.