PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/04) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (04/04)

Na segunda-feira (04) a atuação de uma frente fria favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em SC. A chuva e os temporais já ocorrem pela manhã da porção oeste ao Litoral Sul e avança para as demais áreas entre a tarde e noite. Assim, há um risco moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos, eventual queda de granizo) e chuva intensa em curto intervalo de tempo (alagamentos e deslizamentos pontuais). À tarde, as temperaturas sobem em parte do leste e norte do estado, onde as temperaturas máximas chegam aos 31°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale do Itajaí, de 24°C a 29°C no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Alto Vale e Planalto Norte. Nas demais regiões, por conta da maior presença das nuvens, as máximas não sobem muito, não passando dos 17°C no Planalto Sul, entre 18°C a 23°C na porção oeste. Ventos de nordeste/norte virando para quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (05/04)

Na terça-feira (05) um sistema de alta pressão se estabelece entre o RS e boa parte de SC. Este sistema favorece o transporte de umidade do oceano em direção ao litoral e áreas próximas, o que deixa o dia com variação de nuvens a nublado e chance de chuva isolada. Entre a tarde e noite, em localidades da porção oeste e Planaltos, a combinação da disponibilidade de umidade com o aquecimento diurno e instabilidades ocasionam pancadas de chuva acompanhadas de temporais bem isolados. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas, principalmente na porção oeste. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 10°C na Serra, de 11°C a 16°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale, de 16°C a 22°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 25°C no Planalto e Litoral Sul, variam de 24°C a 28°C no restante do estado. Ventos com fraca a moderada intensidade, de sul/sudeste e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (06/04)

Na quarta-feira (06) o tempo fica instável em todo estado. A combinação de instabilidades atmosféricas com a disponibilidade de umidade e o aquecimento diurno favorecem pancadas de chuva acompanhadas de temporais bem isolados, principalmente, entre a tarde e noite, em SC. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 13°C nos pontos mais altos da Serra, de 17°C a 23°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 15°C a 18°C no restante do estado. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Litoral Norte, 26°C no Vale do Itajaí, 21°C no Planalto Sul, de 23°C a 26°C nas demais áreas do centro-leste de SC. No Oeste chegam aos 28°C. Ventos de sudeste/leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quinta-feira (07) e sexta-feira (08) seguem sendo de tempo instável em SC por conta da disponibilidade de umidade e o aquecimento diurno. A tendência é de pancadas de chuva acompanhadas de temporais bem isolados, principalmente, entre a tarde e noite. As temperaturas máximas devem ficar entre 26°C a 30°C no litoral e áreas próximas, entre 24°C a 26°C na porção oeste e de 20°C a 24°C nos Planaltos.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (04/04)

Segunda-feira (04) com ventos de nordeste/norte virando para quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção leste e altura de 1,0 m (com picos de até 1,5 m) em todo litoral catarinense.