PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/04) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (04)

Um sistema de alta pressão mantém o dia com predomínio de sol a poucas nuvens na porção oeste, Planaltos. Ainda contribui para a circulação marítima e favorece a chance de chuva bem isolada no litoral e áreas próximas. Assim, o risco é baixo para desastres. O dia começa com chance de geada bem isolada em localidades do Planalto Sul. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 25°C no Planalto Sul, variam de 27°C a 32°C na porção oeste e de 24°C a 27°C nas demais regiões. Ventos de leste/nordeste na faixa leste e de nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, até 45 km/h.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (05)

A circulação marítima favorece o aumento de nuvens e a chance de chuva bem isolada, principalmente, nos extremos do dia, em localidades do litoral e áreas próximas. Áreas de baixa pressão sobre o sul do Paraguai, nordeste da Argentina combinados ao aquecimento diurno e umidade favorecem pancadas de chuvas isoladas, mal distribuídas, a partir da noite, na porção oeste. Assim, o risco é baixo para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 6°C, pontualmente podendo ser mais baixa e com chance de geada bem isolada) e amenas nas demais áreas: 15°C a 23°C no litoral, Vale, 12°C a 17°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 24°C a 28°C no litoral, Vale, chegam aos 28°C na porção oeste, 25°C no Planalto Norte e 23°C no Planalto Sul. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (06)

O deslocamento de áreas de instabilidade pelo estado ocasiona pancadas de chuvas, com chance de temporais isolados, a partir da madrugada na porção oeste e a tarde dos Planaltos ao litoral. A chuva deve ser mal distribuída. Assim, o risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 8°C), amenas nas demais regiões: 12°C a 16°C no Meio Oeste, Planalto Norte, até 17°C no Oeste e 16°C a 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 28°C no Litoral Sul, variam de 20°C a 25°C no Meio Oeste, Planaltos, Litoral Norte, Vale, Grd. Florianópolis e não passa dos 19°C nas demais áreas. Ventos de nordeste/leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (07) e quinta-feira (08) a circulação marítima favorece dias com sol, aumento de nuvens e chance de chuva isolada no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas, enquanto que no restante do estado o dia deve ser de sol e poucas nuvens. As temperaturas seguem amenas no início dos dias no estado e as máximas não passam dos 31°C na porção oeste, 28°C no litoral, Vale, 26° no Planalto Norte e 24°C no Planalto Sul.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (04) com ventos de leste/nordeste na faixa leste e de nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, até 45 km/h.

Ondas com direção sudeste e altura de 1,0 m a 1,5 m em todo litoral catarinense.