PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/06) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (04/06)

No sábado (04), um sistema de alta pressão sobre o oceano favorece o deslocamento de umidade em direção ao litoral de Santa Catarina, o que deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva fraca e isolada. Nas demais áreas, o dia é de presença do sol e com aumento de nebulosidade ao final da tarde. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. Mínimas entre 1°C e 5°C entre a Serra e Grd. Fpolis. Serrana e variando entre 6°C e 12°C nas demais regiões. Por conta da maior presença do sol no Grande Oeste, as temperaturas sobem mais a tarde, chegando aos 23°C. Entre os Planaltos e o Litoral, tarde com temperaturas amenas, oscilando entre 14°C e 19°C.

PREVISÃO PARA DOMINGO (05/06)

O domingo (05) é de presença do sol entre nuvens entre a manhã e à tarde. A partir da noite, a presença de instabilidades nas áreas de divisa com o RS favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas entre o Grande Oeste e o sul catarinense. O risco para ocorrências associadas a temporais é baixa nestas áreas. Pela manhã as temperaturas ficam próximas aos 5°C na Serra, variam entre 9°C e 14°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Meio-Oeste e oscilam entre 12°C e 16°C nas demais regiões. Durante a tarde as máximas chegam aos 26°C no Oeste e Litoral Sul e ficam entre 17°C e 24°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (06/06)

A partir da tarde de segunda-feira (06), um ciclone em formação no sul do Brasil favorece a ocorrência de temporais isolados entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul catarinense. O risco para ocorrência associadas aos temporais, como raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo é baixo a moderado nestas regiões. Já na porção nordeste do estado há presença de nebulosidade ao longo do dia. Por conta deste tempo mais encoberto as máximas não sobem muito, oscilando entre 12°C e 15°C entre os Planaltos, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí e 16°C e 19°C no Extremo Oeste, Oeste e ao longo do litoral do estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (07), a atuação do ciclone favorece a ocorrência de pancadas de chuva em todo o estado, com chance de temporais isolados que iniciam na madrugada pelo Grande Oeste e avançam para as demais regiões ao longo do dia. Na quarta-feira (08), o ciclone se afasta em direção ao mar, dando lugar a um novo sistema de alta pressão que passa a atuar sobre o sul do Brasil.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (04/06)

Sábado (04) com ventos de fraca a moderada intensidade, soprando de sudeste/leste e virando para nordeste até o final do dia. Rajadas eventuais de até 45 km/h no sul do estado. Não há riscos para ocorrências associadas aos ventos.

Ondas com direção sul e altura de 1,5 m a 2,0 m ao longo de todo o litoral catarinense. Não há riscos para ocorrências associadas a agitação marítima.