PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/08) – 05:00

  PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (04/08)
Há mudanças nas condições de tempo para esta quinta-feira (04), quando a partir do final da manhã ocorre a aproximação e estabelecimento de uma frente fria no estado, a mesma avança a partir do Grande Oeste, provocando temporais isolados que podem vir acompanhadas de raios, granizo e rajadas de vento, atingindo também o Planalto Sul, o Alto e Médio Vale do Itajaí e o Planalto Norte ao longo da quinta-feira (04). O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. As temperaturas mínimas devem ficar entre 15°C e 17°C no Grande Oeste, entre 12°C e 14°C em partes do Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto e Médio Vale do Itajaí e entre 15°C e 19 °C no litoral e em áreas próximas. As temperaturas máximas oscilam entre 21°C e 26°C  no Grande Oeste e no Planalto Sul e atingem entre 25°C e 32°C nas demais áreas. Os ventos sopram de quadrante norte/noroeste de intensidade moderada a forte, com rajadas que podem atingir os 60 km/h em áreas do Grande Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e da Grande Florianópolis, podendo passar dos 80 km/h no Planalto Sul (pontos mais altos da serra) ao longo desta quinta-feira (04). O risco é moderado para ocorrências relacionadas às rajadas de vento intensas.
PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (05/08)
 
Entre a madrugada e a manhã da sexta-feira (05) o deslocamento da frente fria provoca temporais isolados que podem vir acompanhados de raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento em áreas de divisa com o RS, no Alto e Médio Vale do Itajaí, no litoral e em áreas próximas. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados. Ao longo do período a aproximação de um sistema de alta pressão estabiliza o tempo, deixando as regiões do Grande Oeste aos planaltos com predomínio do sol e o litoral e áreas próximas com variação da nebulosidade e algumas aberturas de sol. As temperaturas mínimas ficam em torno dos 10°C aos 13°C no Extremo Oeste e no Oeste, oscilam entre 7°C e 10°C no Meio-Oeste e no Planalto Sul e ficam entre 13°C e 18°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 15°C e 19°C no Grande Oeste e no Planalto Sul e ficam entre 17°C e 23°C nas demais regiões. Os ventos ainda se mantém mais intensos ao longo da madrugada da sexta-feira (05), soprando de quadrante sudoeste/sul, com rajadas entre  45 a 70 km/h no litoral e em áreas próximas e ao longo do dia com rajadas moderadas de até 55 km/h em áreas do Meio-Oeste ao litoral. O risco para ocorrências  relacionadas às rajadas de vento é baixo a moderado.
PREVISÃO PARA SÁBADO (06/08)
 
sábado (06) inicia com tempo estável e predomínio do sol em todo o estado, mas o tempo muda a partir da tarde, quando um cavado (área de baixa pressão alongada) associado ao fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia, provoca temporais isolados que podem vir acompanhados de raios, queda de granizo e rajadas de vento intensas, iniciando no Extremo Oeste e avançando para todo o estado ao longo do período. O risco relacionado a ocorrências associadas aos temporais é baixo a moderado. As temperaturas mínimas devem ficar entre 5°C a 9°C no Grande Oeste, oscilam entre 3°C e 6°C no Planalto Sul e devem marcar entre 6° e 13°C nas demais áreas. As máximas devem marcar entre 13°C e 18°C no Grande Oeste e no litoral  e entre 10°C e 14°C nas outras regiões. Os ventos sopram de direção norte/nordeste com intensidade fraca a moderada, com rajadas de velocidade moderada de até 65 km/h no Grande Oeste e nos planaltos ao longo do dia. Nessas áreas o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às rajadas de vento.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 
domingo (07) deve ter tempo fechado com a ocorrência de pancadas de chuva isoladas em SC. Não se descarta a chance de temporais  isolados, principalmente na madrugada. Na segunda-feira (08) o tempo segue encoberto em todas as regiões, com ocorrência de temporais isolados por todo o estado.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (04/08)
 
Quinta-feira (04) de ventos com direção noroeste/norte e rajadas de vento ocasionais com intensidade moderada a forte, podendo atingir os 60 km/h em áreas do Grande Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e da Grande Florianópolis e passar dos 80 km/h no Planalto Sul (pontos mais altos da serra). O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

Ondas com direção leste a nordeste e altura de 1,5 m (com picos de 2,0 m a 2,5 m) do Litoral Sul à Grande Florianópolis e altura de 1,0 m no Litoral Norte.